RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Os meandros do processo de alfabetização e a incidência de exclusão escolar: um estudo em escolas municipais de São Leopoldo

Mostrar registro simples

Autor Urmersbach, Regina;
Orientador Baquero, Rute Vivian Angelo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8091622641907777;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Os meandros do processo de alfabetização e a incidência de exclusão escolar: um estudo em escolas municipais de São Leopoldo;
Resumo O presente estudo tem como objetivo examinar os processos de escolarização em 1ªs séries do Ensino Fundamental, buscando identificar e descrever situações potencializadoras do processo de exclusão na escola, restritas ao espaço da sala de aula, enfocando o processo de construção da lecto-escritura. Para atingir o objetivo proposto, desenvolveu-se uma pesquisa de natureza qualitativa, envolvendo sujeitos agentes da prática educativa: professoras e alunos de vinte e duas turmas de 1ª série do Ensino Fundamental, em 11 escolas da rede municipal de São Leopoldo, Rio Grande do Sul. Foram alvo dessa pesquisa 22 professoras e um total de 44 alunos. Para a realização da investigação, foram utilizados os seguintes instrumentos: questionários aplicados junto às professoras regentes de 1ª série, entrevista realizada com alunos das classes nas quais foram aplicados os questionários e observações, além de uma amostra de diários de classe das professoras participantes da pesquisa. A experiência escolar, especialmente a que;
Abstract The objective of this study is to examine the learning processes on the beginning years of the elementary school, seeking to identify and describe potencial situations of the exclusion process on schools, restricted to the classroom environment, focusing the process of the reading and writing. In order to achieve the proposed objective it has been developed a research. I qualitative with 22 teachers and 44 students from 11 elementary school from São Leopoldo –Rio Grande do Sul Brazil. In order to collect the data the following research instruments were used: a questionnaire, a applied to the teachers, an interview, carried through with students of the same classes where the questionnaires were applied and observation of these classrooms, besides a sample of the teachers class logbooks. The school experience, specially the one referred to the first year of the elementary school in which the alphabetization process is developed, is an important stage for the formaction of the reader and the writer. The standard;
Palavras-chave alfabetização; ensino fundamental; sala de aula; exclusão escolar; alfabetizacion; classroom; elementary schools; schools exclusion;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2007-07-05;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1939;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística