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Avaliação CAPES: análise do cotidiano de um Programa de Pós-graduação em Educação

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Autor Welter, Cristiane Backes;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9141169517444536;
Orientador Corsetti, Berenice;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7405584392319464;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Avaliação CAPES: análise do cotidiano de um Programa de Pós-graduação em Educação;
Resumo A presente dissertação procura compreender as implicações do processo de avaliação da CAPES no cotidiano de um programa de pós-graduação da área de educação. A pesquisa teve seu nascedouro na inquietação de diferentes discursos atuais sobre a validade de uma avaliação nacional e seus reflexos no fazer da pós-graduação brasileira. Mediante os aportes teóricos como Moraes, Horta, Bianchetti, Brandão, Sguissardi, Silva Jr, Gentili, Cunha, Morosini, Martins, Hostins, entre outros, discutimos a relação entre o histórico da Pós-Graduação Brasileira e o processo CAPES de avaliação; as políticas educacionais e a avaliação no Estado Neoliberal; o cotidiano da pós-graduação e as vivências de seus sujeitos sobre a avaliação CAPES. Desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, e com o auxílio da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo, realizamos e analisamos as entrevistas e os questionários com os sujeitos envolvidos no programa: coordenação, professores e alunos. O;
Abstract This dissertation aims at understanding the implications of CAPES evaluation process in the day-to-day life in an educational graduate program. This research was done because of some different opinions about the validity of a national evaluation and its reflexes in the creation of Brazilian graduate courses. Based on ideas of some theorists such as Moraes, Horta, Bianchetti, Brandão, Sguissardi, Silva Jr, Gentili, Wedge, Morosini, Martins, Hostins, we discuss the relation between the historical Brazilian graduate courses and CAPES evaluation process; educational policies and the neoliberal State evaluation; and the graduate course day-to-day life and the experiences of its characters concerning CAPES evaluation. This research was developed in the Educational Graduate Program, in the Vale do Rio dos Sinos University, using the “Discurso do Sujeito Coletivo” methodology. We have created a questionnaire and have done interviews with the people involved in the program: coordinators, professors and students. Prof;
Palavras-chave avaliação; CAPES; política educacional; pós-graduação; ensino superior; graduate; public politics; evaluation;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2007-08-02;
Agência de fomento Bolsa para curso e programa de Pós Graduação;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1932;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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