RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A influência de situações de risco na construção de conhecimentos cotidianos

Mostrar registro simples

Autor Ribeiro, Vândiner;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5257845839536488;
Orientador Chassot, Áttico Inácio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8159020225820727;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A influência de situações de risco na construção de conhecimentos cotidianos;
Resumo Esta dissertação apresenta um estudo sobre a construção de conhecimentos elaborados sem a contribuição de saberes escolares, aqui denominados conhecimentos cotidianos. Tem-se como foco verificar as situações que podem estimular a construção desses conhecimentos por pessoas com pouca ou nenhuma escolarização formal e que vivem em um lugar onde “fatores de risco” podem ser identificados, seja pela comunidade ou por expertos. Os colaboradores na parte empírica da investigação são os moradores da Vila Palmeira situada na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Há um empreendimento para se conhecer a história da constituição da Vila, para junto às observações do cotidiano, avaliar as situações que possam ter impulsionado a construção de conhecimentos. Analisam-se como os moradores interpretam as situações do dia-a-dia e que estratégias criam para resolvê-las, ou para diminuir os danos que podem apresentar alguma forma de risco. Essas estratégias, que têm como objetivo melhorar a qualidade de vida das p;
Palavras-chave conhecimento escolar; currículo; educação ambiental; risco; conhecimento cotidiano; curriculum; environmental education; knowledge; risk; sholar; daily knowledge;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2007-02-26;
Agência de fomento Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1928;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística