Autor |
Medeiro, Nádia Maria Jorge; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4198831373051915; |
Orientador |
Knijnik, Gelsa; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8744369266395118; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Narrativas sobre a "tradição" gaúcha e a confecção de bombachas: um estudo etnomatemático; |
Resumo |
Esta dissertação tem como tema de estudo a “tradição” gaúcha, em especial um de seus artefatos culturais, a bombacha. A pesquisa foi realizada tendo como eixo orientador as seguintes questões: 1) Que sentidos posso atribuir às narrativas sobre a “tradição” gaúcha? 2) Como são constituídas as práticas de confeccionar bombachas? 3) Como saberes matemáticos operam na constituição de tais práticas? Para discutir tais questões foram consideradas as teorizações contemporâneas sobre currículo e os aportes do campo da Etnomatemática examinados a partir de uma perspectiva alinhada com o pensamento pós-moderno. A parte empírica da pesquisa foi realizada através de procedimentos de “tipo etnográfico”: foram realizadas observações e entrevistas com sete pessoas que confeccionavam bombachas e utilizado um diário de campo. A dissertação está organizada em cinco capítulos. O primeiro consiste em uma apresentação geral do trabalho. O segundo explicita o lugar teórico a partir do qual foi realizado o estudo e como foi const; |
Abstract |
The topic of study of this thesis is the gaucho “tradition”, specifically one of its cultural artifacts, which are the bombacha trousers. The following questions served as the orienting theme of the research: 1) What meanings can I attribute to the narratives about gaucho “tradition”?; 2) How are the practices of making bombachas constituted?; 3) How does mathematical knowledge operate in the constitution of such practices? In order to discuss these questions, contemporary theorizations on curriculum were considered and the contributions of the area of Ethnomathematics were examined from a perspective aligned with postmodern thought. The empirical part of the research was carried out through “ethnographic” procedures: seven people who make bombachas were observed and interviewed and a field log was used. This thesis is organized into five chapters. The first chapter is a general presentation of the work. The second explains the theoretical point from which the study took place and how the object of stu; |
Palavras-chave |
bombacha; tradição gaúcha; vestimenta gaúcha; etnomatemática; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2005-12-20; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1926; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |