Autor |
Rosado, Fernanda Pena Noronha; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7203620390613075; |
Orientador |
M.B.Fernandes, Cleoni; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0233489763906464; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Os saberes pedagógicos da prática de professores do curso de pedagogia da URI/Santiago; |
Resumo |
Este trabalho tem como objetivo investigar os saberes e conhecimentos dos professores necessários à prática pedagógica dos professores do curso de Pedagogia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI/Santiago. O trabalho está dividido em seis capítulos, os quais discutem a formação dos professores e suas respectivas concepções sobre educação. A fundamentação deste trabalho baseou-se no teórico Paulo Freire em diálogo com as autorias Maurice Tardif, Maria Isabel da Cunha, Cleoni Fernandes e Marlene Grillo. A investigação configurou-se através da pesquisa com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados a partir das entrevistas semi-estruturadas realizadas com professores do Curso de Pedagogia da URI/Santiago. No processo de análise, triangulando as pré-categorias, a empírica e as questões teóricas, originaram-se quatro categorias construídas neste trabalho: Concepções e Valores, Formação de Professores, Formadores de Professores e Práticas Pedagógicas. Foi possível, através das r; |
Palavras-chave |
avaliação; formação; professor; profissão; professor universitário; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2007-01-17; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1919; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |