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Serviço social, educação popular e relações de gênero: um diálogo entre os três saberes na busca da emancipação

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Autor Biasi, Ana Soraia Haddad;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0664435887276507;
Orientador Eggert, Edla;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8360909218928418;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Serviço social, educação popular e relações de gênero: um diálogo entre os três saberes na busca da emancipação;
Resumo A presente dissertação é o resultado de um estudo realizado a partir da experiência em educação popular vivida no exercício da minha profissão de assistente social, das narrativas de vida que obtive nas entrevistas efetuadas com cinco assistentes sociais do Município de Chapecó, SC e das leituras que realizei, no decorrer deste mestrado. Este movimento transitou da perspectiva feminista à educação popular e provocou um diálogo entre serviço social, educação popular e relações de gênero, objetivando identificar uma proposta política de emancipação social para o fortalecimento dos sujeitos na ampliação e consolidação da cidadania com vista à garantia dos direitos humanos. Não obstante a complexidade na prática da profissão de assistente social sabemos, que a atuação profissional está, profundamente, concentrada nos interesses sociais de classes antagônicas cuja construção histórica aconteceu, majoritariamente, a partir do olhar feminino para a problemática das mulheres, das crianças e de todos aqueles que, como;
Abstract The present dissertation is the result of a study accomplished starting from the experience in popular education lived in the carrying out of my social work profession, of the life narratives that I obtained in the interviews made with five social workers of the Municipal district of Chapecó, SC and of the readings that I accomplished, during this master's degree. This movement passed from the feminist perspective to popular education, and it provoked a dialogue among social service, popular education and gender relationships, aiming to identify a policy proposal of social emancipation for the strengthening of the subjects in the amplification and consolidation of citizenship with a view to guaranteeing human rights. In spite of the complexity in the practice of the social work profession we know, that the professional performance is deeply concentrated in the social interests of antagonistic classes whose historical development happened for the most part, starting from the feminine perspective for problems o;
Palavras-chave cidadania; relações de gênero; serviço social; educação popular; citizenship; gender relationships; social service; popular education;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2007-02-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1917;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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