Autor |
Sandeski, Adnilra Selma Moreira da Silva; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0758277569339135; |
Orientador |
Gonçalves, Maria Augusta S.; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3069118847022513; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Implicações do estudo de mestrado na prática docente; |
Resumo |
Este trabalho tem como foco investigar as implicações do estudo de mestrado na prática docente de professores de ensino médio e profissionalizante. A pesquisa se justifica na medida em que a realização do curso de mestrado tem o sentido de possibilitar ao professor uma melhor capacitação profissional e uma visão de conhecimento que possibilite o incentivo à pesquisa em sala de aula, tendo em vista que os professores têm uma contribuição crucial para preparar os jovens, não só para encarar o futuro com confiança, mas para construí-lo de maneira determinada e responsável. A pesquisa teve como sustentação teorias que tratam da formação de professor, saberes docentes, desenvolvimento profissional e identidade profissional. Os autores bases são: Paulo Freire, Selma Garrido Pimenta, Antonio Nóvoa, Maurice Tardif, Miguel Arroyo, Maria Izabel da Cunha, entre outros. Para atingir o objetivo da investigação, foram entrevistados quatro professores de uma escola técnica federal que realizaram estudo de mestrado no perío; |
Abstract |
This work has as focus to investigate the implications of the master study of in the practical teaching of teachers of senior high school and professionalizing education. The research justifies itself while the realization of the master course has the meaning to make possible to the teacher a better professional qualification and a knowledge view that makes possible the incentive to the research in classroom, in view of that the teachers have a crucial contribution to prepare the young, not only to face the future with confidence, but to construct it in determinate and responsible way. The research had as sustentation theories that deal with the graduation of teachers, teaching known, professional development and professional identity the author’s bases are: Paulo Freire, Selma Garrido Pimenta, Antonio Nóvoa, Maurice Tardif, Miguel Arroyo, Maria Izabel da Cunha, among others. To reach the objective of the research, it had been interviewed four teachers of a federal technique school who had carried out study o; |
Palavras-chave |
saber docente; desenvolvimento profissional; formação continuada; professional development; teaching known; continued formation; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2006-11-06; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1902; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |