RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A educação infantil em Nova Hartz: da sua origem a novas possibilidades

Mostrar registro simples

Autor Kohlrausch, Simone;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1195391916153299;
Orientador Fischer, Beatriz T. D.;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4948105804186093;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A educação infantil em Nova Hartz: da sua origem a novas possibilidades;
Resumo A escolha de um tema de pesquisa envolve não somente aspectos teóricos e empíricos, mas também pessoais. Ao me deparar com tantas crianças privadas de seu direito de ser cidadão, de ser criança, de ser feliz, num município tão pequeno como o de Nova Hartz/RS, me defrontei com as questões norteadoras de meu projeto: Por que um município relativamente pequeno, mas com uma alta arrecadação, investe tão pouco em Educação Infantil? Por que o poder público local silencia frente às necessidades das crianças? Afinal, quem são as crianças do município de Nova Hartz? O que o município propicia para as crianças? O que deveria e o que poderia oferecer? Como está organizada a Educação Infantil em Nova Hartz? Por que está assim organizada? Que elementos da história local nos elucidam esta forma de organização? Que crianças atende e quais deixa de atender? Para chegar às respostas a essas questões, desenvolvi o trabalho com a seguinte lógica: conceituação e contextualização da infância a partir de vertente européia; a histó;
Abstract Looking for a research theme involves not just theoretical and empirical but also personal aspects. Seeing so many children being private of their right of being citizen, being child, being happy, in a so small city as Nova Hartz/RS I confronted myself with the questions of my project: Why one city relatively small, but with one high collection, invests so little in Infantile Education? Why the local public power silences in front of the necessities of the children? After all, who are the children of the city of Nova Hartz? What the city propitiates for the children? What it would have and what could offer? How is organized the Infantile Education in Nova Hartz? Why is it organized this way? Which elements of the local history elucidate us with this kind of organization? Which of the children are the chosen and which are not? To find the answers for these questions I developed a work with the following logic: conceptualization and the context of the childhood since the European source; the history of the chi;
Palavras-chave história; Nova Hartz; políticas públicas; educação infantil;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2006-03-17;
Agência de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1901;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística