Autor |
Fripp, Leila de Fátima Haubert; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7561884685745402; |
Orientador |
Cunha, Maria Isabel da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0157149133885713; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Formação continuada de professores: possibilidades e perspectivas para a construção da autonomia; |
Resumo |
Este trabalho tem raízes na história da minha vida. Recordando momentos marcantes na minha vida escolar, enquanto estudante e posteriormente pelo exercício da docência, procurei reviver esta trajetória reconstruindo o tempo passado, para, então poder compreender o presente e refletir sobre o futuro. Meu objetivo é que os docentes encontrem sentido no seu ofício, compreendendo a importância e a necessidade de formarem-se continuamente para a melhoria de sua prática educativa. A pesquisa está centrada numa abordagem qualitativa, e buscou compreender o que pensam os docentes acerca da formação continuada, incluindo os saberes construídos por eles, a possibilidade de autonomia e de profissionalidade. A referência fundante deste trabalho é a obra de Paulo Freire, que se faz presente em todos os capítulos do estudo. Também recorri às contribuições de Terezinha Rios, Carlos Estevão, Maria Isabel da Cunha, Antonio Novoa, Osório Marques, Maurice Tardif, José Contreras, Mariano Engueta, Carlos Brandão, Mário Mello La; |
Abstract |
This work has rootses in the history of my life. Remembering stongest moments in my school life, while student and later on for the exercise of my occupation, I tried to revive this trajectory reconstructing last time, for, then to understand the present and to contemplate on the future. My objective is that the educational ones find sense in its occupation, understanding the importance and the need of they form her continually for the improvement of its educational practice. The research is centered in a qualitative point, and we looked for to understand what the educational ones thinks concerning the continuous formation, including them know built by them, the autonomy possibility and their profession. The reference of this work is Paulo Freire's work, that makes her present in all the chapters of the study. I also fell back upon Terezinha Rivers' contributions, Carlos Estevão, Maria Isabel of Cunha, Antonio Nóvoa, Osório Marques, Maurice Tardif, José Contreras, Mariano Engueta, Carlos Brandão, Mário Mell; |
Palavras-chave |
autonomia; profissionalidade; saberes docentes; formação continuada; autonomy; profession; you know educational; continuous formation; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2006-07-06; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1899; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |