RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A arte de aprender e ensinar: um estudo sobre a prática pedagógica dos egressos dos cursos de licenciatura em letras e matemática da URI/FW em sua relação com a formação docente acadêmica

Mostrar registro simples

Autor Piovesan, Juliane Claudia;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5944996636101306;
Orientador M.B.Fernandes, Cleoni;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0233489763906464;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A arte de aprender e ensinar: um estudo sobre a prática pedagógica dos egressos dos cursos de licenciatura em letras e matemática da URI/FW em sua relação com a formação docente acadêmica;
Resumo A pesquisa - A arte de aprender e ensinar: um estudo sobre a prática pedagógica dos egressos dos cursos de licenciatura em Letras e Matemática da URI/FW em sua relação com a formação acadêmica - surgiu a partir de observações e reflexões da pesquisadora como docente da Educação Básica. Dentro desse propósito, procurou mostrar como a arte de aprender e ensinar foi percebida pelos alunos egressos dos Cursos de Graduação em Letras e Matemática da URI/FW e qual a interferência em suas práticas pedagógicas, isto é, a relação estética construída no decorrer da formação docente, como aluno, e as influências desse processo de formação universitária na prática do trabalho pedagógico cotidiano. O estudo embasou-se na teoria freireana e nos escritos de Assmann, Arroyo, Cunha, Fernandes, Giroux, Nóvoa, Pimenta, Rios, Tardif, Zeichner, entre outros. Esses autores fundamentaram, com suas diretrizes teóricas, a formação de professores, a prática pedagógica e a estética do aprender e do ensinar, evidenciando alternativas par;
Abstract The research, The Art of Learning and Teaching: a study about the Pedagogical Practice of the Graduate in the Graduation Courses of Language Arts and Matematics from the Regional Integrated University of Frederico Westphalen, in the State of Rio Grande do Sul, Brazil, in its relations to the Academic Formation of Educators which appeared from personal remarks and considerations of the researcher as a teacher in the Early Childhood Education. With that purpose one looks for to demonstrate how the art of learning and teaching was grasped by the graduate in the Graduation Courses of Language Arts and Matematics from the URI, of Frederico Westphalen and how that interferes in their pedagogical practices, that is to say, the aesthetic relation built during the teaching formation, while being a student-teacher, and the influences of that university formation process in practice at daily pedagogical work. The study is based on the theories of Freire and the written works by Assman, Arroyo, Cunha, Fernandes, Giroux,;
Palavras-chave aprender; docência; ensinar; estética; prática pedagógica; formação docente; learning; aesthetics; pedagogical practice; teaching; teaching formation;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2006-08-31;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1891;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística