Autor |
Bonfanti, Kátia; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2097295198712600; |
Orientador |
Zitkoski, Jaime José; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4765559144115241; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Cenas do espaço escolar: um convite a reolhar as práticas e suas aprendencias na educação para a cidadania; |
Resumo |
Esta dissertação teve o propósito de efetuar estudos sobre cenas do espaço escolar, através da vivência junto aos gestores, educadores, alunos e comunidade da Escola Flôres da Cunha, no município de Esteio, Rio Grande do Sul. O projeto da Escola, nos seus espaços físicos e político-pedagógicos, constituiu a questão central investigada, bem como a relação destes, com a construção da cidadania. A averiguação se valeu de observação participante, questionários, entrevistas semi-estruturadas e documentos da escola, como o PPP e os registros feitos a partir dos conselhos participativos. Através do conjunto de cenas analisados nessa dissertação, convido o leitor interessado a discutir a relação das cenas do cotidiano escolar, em especial, as do espaço externo, contrapondo às diretrizes estabelecidas no Projeto Político Pedagógico que definiu as ações, concepção de educação e de cidadania na comunidade escolar; |
Abstract |
This dissertation had the purpose of making studies on scenes of the school space, through the existence close to the managers, educators, students and community of School Flôres da Cunha, in the municipal district of Shore, Rio Grande do Sul. The project of the School, in their physical and political-pedagogic spaces, constituted the investigated central subject, as well as the relationship of these, with the construction of the citizenship. The verification was been worth of participant observation, questionnaires, semi-structured interviews and documents of the school, as PPP and the registrations done starting from the pieces of advice participant. Through the group of scenes analyzed in that dissertation, invited the interested reader to discuss the relationship of the scenes of the daily school, especially, the one of the external space, opposing to the established guidelines in the Pedagogic Political Project that it defined the actions, education conception and of citizenship in the school community; |
Palavras-chave |
comunidade; cidadania; emancipação; espaço escolar; cenas escolares; citizenship; community; emancipation; school scenes; space school; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2006-03-11; |
Agência de fomento |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1889; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |