Autor |
Damiani, Nadir Lurdes; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2044147406889711; |
Orientador |
Martins, Maria Cristina Bohn; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5651326902924392; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Cultura Material, Patrimônio e Educação: as reduções jesuítico-guarani e o ensino de história; |
Resumo |
O presente trabalho realiza uma avaliação do Ensino de História, especificamente do tema “Os Sete Povos das Missões” nas 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental, em escolas da região conhecida como “missioneira” e na região metropolitana da Capital do Rio Grande do Sul. A partir disto, apresenta-se uma proposta alternativa para o ensino de História das Missões centrada na evidência material, através da Educação Patrimonial e a partir da experiência e do contato direto com remanescentes históricos e manifestações culturais, em todos os seus múltiplos aspectos e significados. Entende-se que eles podem levar crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural.; |
Palavras-chave |
cultura material; Educação; ensino patrimonial; missões; reduções; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2004-04-26; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1832; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em História; |