Autor |
Silva, Fábio de Souza da; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1436214158641963; |
Orientador |
Silva, Luciana Maines da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5057065195398465; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Partituras da sinfonia contemporânea: repensando os instrumentos normativos da educação musical de Porto Alegre/RS; |
Resumo |
Esta dissertação problematiza as lacunas existentes nos instrumentos normativos que orientam a educação musical na rede pública municipal de Porto Alegre, especialmente no contexto de recuperação após as enchentes de 2024. O objetivo central é analisar os instrumentos normativos da educação musical para o aprimoramento das práticas de gestão educacional na rede pública municipal de Porto Alegre. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental, em que foi aplicada a análise de conteúdo de Bardin, com foco nos principais documentos normativos, especialmente a Ordem de Serviço Nº 002, para identificar áreas que requerem revisão e melhoria. A pesquisa utiliza o enfoque teórico do "ciclo de políticas", explorando como as normas são formuladas e implementadas. Os resultados indicam a necessidade de atualizar a Ordem de Serviço Nº 002, publicada no Diário Oficial de Porto Alegre em 15 de fevereiro de 2008, bem como implementar programas musicais que promovam a resiliência e coesão social nas escolas. O Plano Político Pedagógico (PPP) é destacado como um instrumento adaptativo essencial nesse processo. A dissertação conclui que a educação musical deve ser reconhecida como uma ferramenta transformadora e relevante para o fortalecimento das comunidades escolares, sugerindo uma abordagem colaborativa entre diferentes níveis governamentais para garantir uma educação musical mais equitativa e eficaz. A proposta interventiva é a Implementação de Programas Musicais nas Escolas Municipais de Porto Alegre/RS.; |
Abstract |
This dissertation addresses the gaps in the normative instruments that guide music education in the public school system of Porto Alegre, especially in the context of recovery after the 2024 floods. The main objective is to analyze the normative instruments of music education for the improvement of educational management practices in the public school system of Porto Alegre. Methodologically, this is documental research, in which Bardin's content analysis was applied, focusing on the main normative documents, especially Ordem de Serviço Nº 002, to identify areas that require revision and improvement. The research adopts the theoretical framework of the "policy cycle," exploring how norms are formulated and implemented. The results indicate the need to update Ordem de Serviço Nº 002, published in the Diário Oficial de Porto Alegre on February 15, 2008, as well as to implement music programs that promote resilience and social cohesion in schools. The Political-Pedagogical Plan (PPP) is highlighted as an essential adaptive tool in this process. The dissertation concludes that music education should be recognized as a transformative and relevant tool for strengthening school communities, suggesting a collaborative approach between different government levels to ensure a more equitable and effective music education. The proposed intervention is the implementation of music programs in the public schools of Porto Alegre/RS.; |
Palavras-chave |
Educação musical; Instrumentos normativos; Gestão; Music education; Normative instruments; Management; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-10-24; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13590; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |