Resumo:
Esta dissertação explora a midiatização da hospitalidade por meio de um estudo de caso midiatizado da plataforma Airbnb, utilizada por viajantes e anfitriãos em nível global. O estudo analisa as estratégias comunicacionais desenvolvidas pela plataforma Airbnb destacando como estabelece diálogos e intermedia relações negociais em um circuito de ofertas de hospedagem.Fundamentado nos referenciais teóricos da midiatização, circulação e matrizes interacionais, a pesquisa se baseia nos trabalhos de Eliseo Verón (2009,2013), Pedro Gilberto Gomes (2017), Stig Hjarvard (2013), entre outros.Metodologicamente, o estudo adota uma abordagem multinível, combinando a perspectiva dupla da autora como usuária e pesquisadora. Por meio de uma análise detalhada das dimensões interface, linguagem, iconografia e processos lógicos e algorítmicos da Airbnb, o caso midiatizado tem como objetivo revelar como a plataforma cria um ambiente interativo de alta complexidade que promove confiança e senso de comunidade entre seus usuários.Os achados se alinham com impactos transformadores de outras plataformas digitais em segmentos de mercado tradicionais, demonstrando como as lógicas operacionais e comunicacionais da Airbnb se operacionalizam neste contexto social e econômico. Este trabalho contribui para a compreensão mais ampla da midiatização na sociedade contemporânea, particularmente de como as plataformas digitais influenciam práticas culturais e comunicacionais.