Autor |
Worm, Jéssica; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2847481655540016; |
Orientador |
Fausto Neto, Antônio; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6946599956105105; |
Co-orientador |
Bonin, Jiani Adriana; |
Lattes do co-orientador |
http://lattes.cnpq.br/5067996940631872; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
“Vou ficar em um airbnb”: marcas da midiatização da hospitalidade em estratégias comunicacionais da plataforma; |
Resumo |
Esta dissertação explora a midiatização da hospitalidade por meio de um estudo de caso midiatizado da plataforma Airbnb, utilizada por viajantes e anfitriãos em nível global. O estudo analisa as estratégias comunicacionais desenvolvidas pela plataforma Airbnb destacando como estabelece diálogos e intermedia relações negociais em um circuito de ofertas de hospedagem.Fundamentado nos referenciais teóricos da midiatização, circulação e matrizes interacionais, a pesquisa se baseia nos trabalhos de Eliseo Verón (2009,2013), Pedro Gilberto Gomes (2017), Stig Hjarvard (2013), entre outros.Metodologicamente, o estudo adota uma abordagem multinível, combinando a perspectiva dupla da autora como usuária e pesquisadora. Por meio de uma análise detalhada das dimensões interface, linguagem, iconografia e processos lógicos e algorítmicos da Airbnb, o caso midiatizado tem como objetivo revelar como a plataforma cria um ambiente interativo de alta complexidade que promove confiança e senso de comunidade entre seus usuários.Os achados se alinham com impactos transformadores de outras plataformas digitais em segmentos de mercado tradicionais, demonstrando como as lógicas operacionais e comunicacionais da Airbnb se operacionalizam neste contexto social e econômico. Este trabalho contribui para a compreensão mais ampla da midiatização na sociedade contemporânea, particularmente de como as plataformas digitais influenciam práticas culturais e comunicacionais.; |
Abstract |
This dissertation explores the mediatization of hospitality through a mediatized case study of the Airbnb platform, used by travelers and hosts on a global scale. The study analyzes the communication strategies developed by the Airbnb platform highlighting how it establishes dialogues and mediates business relationships in a circuit of accommodation offers. Grounded in the theoretical frameworks of mediatization, circulation, and interactional matrices, the research draws on the works of Eliseo Verón (2009, 2013), Pedro Gilberto Gomes (2017), Stig Hjarvard (2013), among others.Methodologically, the study adopts a multi-level approach, combining the author's dual perspective as both a user and researcher. Through a detailed analysis of Airbnb's interface, language, iconography, and logical and algorithmic processes, the mediatized case study aims to reveal how the platform creates a highly complex interactive environment that promotes trust and a sense of community among its users.The findings align with the transformative impacts of other digital platforms on traditional market segments, demonstrating how Airbnb's operational and communicational logics are operationalized in this social and economic context. This work contributes to a broader understanding of mediatization in contemporary society, particularly in how digital platforms influence cultural and communicational practices.; |
Palavras-chave |
Midiatização; Circulação; Matriz interacional; Airbnb; Midiatization; Circulation; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-10-23; |
Agência de fomento |
CTIE - Unisinos; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13566; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |