Resumo:
Os diversos desafios sociais fizeram com que os consumidores se tornassem mais exigentes quanto ao produto e serviço consumido, requerendo que as empresas ajam de forma social e responsável. Dessa forma, as empresas têm buscado desenvolver estratégias de Responsabilidade Social Corporativa (RSC), a fim de atender às novas demandas dos consumidores e se destacarem frente ao mercado competitivo. No entanto, muitas pesquisas demonstram que as empresas, ao realizarem iniciativas de RSC, são capazes de influenciar a percepção e intenção de compra dos consumidores, sendo que tais iniciativas podem ter um efeito ainda maior em períodos de crise, como o da COVID-19. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo analisar como as iniciativas responsáveis no período pandêmico contribuíram com a marca. Para isso, foi coletada uma amostra com 425 respondentes, que foi analisada por meio do Método das Equações Estruturais. Os resultados apontaram que a dimensão econômica da RSC exerceu um efeito significativo sobre os aspectos da marca. Essa constatação indica que durante períodos de crise, como a pandemia da COVID-19, os consumidores estão mais preocupados com questões imediatas, buscando mitigar os riscos associados à escassez de recursos essenciais para a subsistência durante uma crise.