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Responsabilidade social corporativa em tempo de crise: como as iniciativas responsáveis no período pandêmico contribuíram com a marca?

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Autor Santos, Jakson Brayan;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1961774672864213;
Orientador Ladeira, Wagner Junior;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9003489318938913;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Responsabilidade social corporativa em tempo de crise: como as iniciativas responsáveis no período pandêmico contribuíram com a marca?;
Resumo Os diversos desafios sociais fizeram com que os consumidores se tornassem mais exigentes quanto ao produto e serviço consumido, requerendo que as empresas ajam de forma social e responsável. Dessa forma, as empresas têm buscado desenvolver estratégias de Responsabilidade Social Corporativa (RSC), a fim de atender às novas demandas dos consumidores e se destacarem frente ao mercado competitivo. No entanto, muitas pesquisas demonstram que as empresas, ao realizarem iniciativas de RSC, são capazes de influenciar a percepção e intenção de compra dos consumidores, sendo que tais iniciativas podem ter um efeito ainda maior em períodos de crise, como o da COVID-19. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo analisar como as iniciativas responsáveis no período pandêmico contribuíram com a marca. Para isso, foi coletada uma amostra com 425 respondentes, que foi analisada por meio do Método das Equações Estruturais. Os resultados apontaram que a dimensão econômica da RSC exerceu um efeito significativo sobre os aspectos da marca. Essa constatação indica que durante períodos de crise, como a pandemia da COVID-19, os consumidores estão mais preocupados com questões imediatas, buscando mitigar os riscos associados à escassez de recursos essenciais para a subsistência durante uma crise.;
Abstract The various social challenges have made consumers more demanding regarding the products and services they consume, requiring companies to act in a socially and responsible manner. As a result, companies have been striving to develop Corporate Social Responsibility (CSR) strategies to meet the new demands of consumers and stand out in the competitive market. However, many studies have shown that when companies undertake CSR initiatives, they can influence consumers' perception and purchase intention, with such initiatives having an even greater effect in times of crisis, such as the COVID-19 pandemic. Therefore, this research aimed to analyze how responsible initiatives during the pandemic period contributed to the brand. For this purpose, a sample of 425 respondents was collected and analyzed using Structural Equation Modeling. The results indicated that the economic dimension of CSR had a significant effect on brand aspects. This finding suggests that during times of crisis, such as the COVID-19 pandemic, consumers are more concerned with immediate issues and seek to mitigate the risks associated with the scarcity of essential resources for subsistence during a crisis.;
Palavras-chave Responsabilidade social corporativa; Crise; COVID-19; Branding; Percepção do consumidor; Corporate social responsibility; Crisis; Consumer perception;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-04-04;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13550;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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