Resumo:
O estudo analisou os desafios e oportunidades na implementação das certificações voluntárias Halal e Kosher como estratégia de crescimento em cooperativas de produção de leite e derivados da região Sul do Brasil. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, envolveu entrevistas com profissionais experientes no processo de implementação das certificações, incluindo gestores das cooperativas, especialistas em requisitos mandatórios e especialistas de desenvolvimento de mercado. Como resultado, obteve-se um melhor entendimento dos desafios enfrentados, tais como rastreabilidade de insumos, contaminação cruzada, capacitação dos colaboradores, custos de auditoria e competição com preços internacionais. Também foram identificadas as principais oportunidades dessas certificações, tais como o acesso a mercados estratégicos (como países árabes, Israel e EUA), o fortalecimento do posicionamento de qualidade e a possibilidade de atender nichos específicos. Adicionalmente à compreensão do tema de forma mais ampla, a pesquisa gerou um conjunto de boas práticas para implementação das certificações composto por cinco pilares: diagnóstico do sistema de gestão e processos, gestão de processos, capacitação, infraestrutura e controle de qualidade, e relacionamento com o mercado, auxiliando cooperativas na implementação das certificações. A pesquisa concentrou-se na análise de duas cooperativas, sugerindo a ampliação do escopo de estudo analisando empresas privadas, a investigação da percepção dos consumidores sobre o valor das certificações e a implementação e avaliação dos resultados do conjunto de boas práticas sugeridas. O estudo destaca as certificações como estratégias de inovação para desenvolvimento de mercado e atendimento às demandas de públicos diversificados.