Autor |
Loro, Jaqueline; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/8177320014035940; |
Orientador |
Maldaner, Luís Felipe; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9245985025486395; |
Co-orientador |
Klingenberg, Cristina Orsolin; |
Lattes do co-orientador |
http://lattes.cnpq.br/2597059506170637; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Certificações voluntárias halal e kosher como estratégia de crescimento em cooperativas de leite da região sul do Brasil: desafios e oportunidades; |
Resumo |
O estudo analisou os desafios e oportunidades na implementação das certificações voluntárias Halal e Kosher como estratégia de crescimento em cooperativas de produção de leite e derivados da região Sul do Brasil. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, envolveu entrevistas com profissionais experientes no processo de implementação das certificações, incluindo gestores das cooperativas, especialistas em requisitos mandatórios e especialistas de desenvolvimento de mercado. Como resultado, obteve-se um melhor entendimento dos desafios enfrentados, tais como rastreabilidade de insumos, contaminação cruzada, capacitação dos colaboradores, custos de auditoria e competição com preços internacionais. Também foram identificadas as principais oportunidades dessas certificações, tais como o acesso a mercados estratégicos (como países árabes, Israel e EUA), o fortalecimento do posicionamento de qualidade e a possibilidade de atender nichos específicos. Adicionalmente à compreensão do tema de forma mais ampla, a pesquisa gerou um conjunto de boas práticas para implementação das certificações composto por cinco pilares: diagnóstico do sistema de gestão e processos, gestão de processos, capacitação, infraestrutura e controle de qualidade, e relacionamento com o mercado, auxiliando cooperativas na implementação das certificações. A pesquisa concentrou-se na análise de duas cooperativas, sugerindo a ampliação do escopo de estudo analisando empresas privadas, a investigação da percepção dos consumidores sobre o valor das certificações e a implementação e avaliação dos resultados do conjunto de boas práticas sugeridas. O estudo destaca as certificações como estratégias de inovação para desenvolvimento de mercado e atendimento às demandas de públicos diversificados.; |
Abstract |
The study analyzed the challenges and opportunities associated with implementing voluntary Halal and Kosher certifications as a growth strategy for milk and dairy production cooperatives in the southern region of Brazil. The research, which was qualitative and exploratory in nature, involved interviews with professionals experienced in the certification implementation process, including cooperative managers, specialists in mandatory requirements, and market development specialists. As a result, the study provided a better understanding of the challenges faced, such as input traceability, cross-contamination, employee training, audit costs, and competition with international prices. The main opportunities associated with these certifications were also identified, including access to strategic markets (such as Arab countries, Israel, and the USA), strengthening brand positioning in terms of quality, and the possibility of serving specific niches. In addition to broadening the understanding of the topic, the research produced a set of good practices for implementing certifications, consisting of five pillars: diagnosing the management system and processes, process management, training, infrastructure and quality control, and market relations. These pillars aim to assist cooperatives in the certification process. The research focused on the analysis of two cooperatives, suggesting an expanded scope by including private companies in future studies, examining consumer perceptions of the value of certifications, and evaluating the implementation and impact of the suggested good practices. The study highlights these certifications as innovation-driven strategies for market development and for meeting the demands of diverse audiences.; |
Palavras-chave |
Estratégia de crescimento; Certificações Halal e Kosher; Cooperativas de leite e derivados; Desafios; Oportunidades; Growth strategy; Halal and Kosher certifications; Milk and dairy cooperatives; Challenges; Opportunities; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2025-01-08; |
Agência de fomento |
sescoop; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13546; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios; |