Resumo:
O design estratégico tem sido difundido com força dentro de instituições, tanto de ensino quanto empresariais, e junto disso diversas interpretações do conceito vêm surgindo. Inserida dentro desse contexto e percebendo as variações de percepções sobre o design estratégico dentro da academia e no mercado de trabalho, entende-se a necessidade e se utiliza a provocação para desenvolver a pesquisa. Nesta dissertação, investiga-se a necessidade de alinhamento entre esses dois mundos, com o objetivo de compreender as visões e os desafios relacionados ao design estratégico, também acerca da expectativa do acadêmico e do profissional, discutindo a relação e promovendo uma articulação. Para isso, o método elaborado consiste em buscar de forma exploratória, através de uma abordagem qualitativa, os desafios e percepções acerca do tema. Essa pesquisa conta com a realização de entrevistas em profundidade com estudantes e profissionais da área, analisadas posteriormente pelo método de análise de conteúdo e um grupo focal que busca sintetizar o diagnóstico em um modelo visual. Este modelo reúne os achados do grupo focal dos desafios, potenciais do design estratégico e do designer relacionando-os com sugestões para tornar possível uma articulação. Os principais achados se distribuem em três grandes grupos, o primeiro sobre as especificidades do design estratégico na relação mercado e academia, o segundo comenta a crise de legitimidade do papel do designer enquanto profissional e suas derivações e por fim é retomada as expectativas do acadêmico e do profissional acerca da área fazendo ponte com as sugestões futuras.