Autor |
Mendonça, Gabriela Faillace; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5016886403044119; |
Orientador |
Meyer, Guilherme Englert Corrêa; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/045245702660; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Conflitos entre as perspectivas do mercado profissional e do mundo acadêmico sobre o papel do design estratégico; |
Resumo |
O design estratégico tem sido difundido com força dentro de instituições, tanto de ensino quanto empresariais, e junto disso diversas interpretações do conceito vêm surgindo. Inserida dentro desse contexto e percebendo as variações de percepções sobre o design estratégico dentro da academia e no mercado de trabalho, entende-se a necessidade e se utiliza a provocação para desenvolver a pesquisa. Nesta dissertação, investiga-se a necessidade de alinhamento entre esses dois mundos, com o objetivo de compreender as visões e os desafios relacionados ao design estratégico, também acerca da expectativa do acadêmico e do profissional, discutindo a relação e promovendo uma articulação. Para isso, o método elaborado consiste em buscar de forma exploratória, através de uma abordagem qualitativa, os desafios e percepções acerca do tema. Essa pesquisa conta com a realização de entrevistas em profundidade com estudantes e profissionais da área, analisadas posteriormente pelo método de análise de conteúdo e um grupo focal que busca sintetizar o diagnóstico em um modelo visual. Este modelo reúne os achados do grupo focal dos desafios, potenciais do design estratégico e do designer relacionando-os com sugestões para tornar possível uma articulação. Os principais achados se distribuem em três grandes grupos, o primeiro sobre as especificidades do design estratégico na relação mercado e academia, o segundo comenta a crise de legitimidade do papel do designer enquanto profissional e suas derivações e por fim é retomada as expectativas do acadêmico e do profissional acerca da área fazendo ponte com as sugestões futuras.; |
Abstract |
Strategic design has been increasingly promoted within both educational and corporate institutions, leading to various interpretations of the concept. Within this context, and recognizing the differing perceptions of strategic design in academia and the job market, this study addresses the need for alignment and uses this inquiry to develop the research. This dissertation investigates the necessity of bridging these two worlds, aiming to understand the views and challenges related to strategic design, as well as the expectations of both academics and professionals, discussing their relationship and promoting a more cohesive articulation. The research employs an exploratory approach, utilizing qualitative methods to examine the challenges and perceptions surrounding the topic. In-depth interviews were conducted with students and professionals in the field, and the data was analyzed using content analysis, along with a focus group that aimed to synthesize the findings into a visual model. This model consolidates the focal group's findings on the challenges and potential of strategic design and designers, offering suggestions to facilitate alignment. The key findings are divided into three main categories: the first addresses the specificities of strategic design in the relationship between the market and academia, the second discusses the legitimacy crisis regarding the designer's role as a professional and its derivations, and finally, the study revisits the expectations of both academics and professionals in the field, connecting these insights to future recommendations.; |
Palavras-chave |
Design estratégico; Mercado; Academia; Articulação; Designer; Strategic design; Market; Articulation; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-08-29; |
Agência de fomento |
UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13424; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Design; |