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Estudantes bolsistas do ensino médio/técnico na rede privada: equidade de oportunidades ou falta de amparo?

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Autor Müller, Franciele;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5184880922426937;
Orientador Veronese, Marília Veríssimo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9561090934034324;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Estudantes bolsistas do ensino médio/técnico na rede privada: equidade de oportunidades ou falta de amparo?;
Resumo A presente pesquisa buscou olhar para a realidade de estudantes bolsistas do Ensino Médio e Técnico em uma instituição privada, no município de Gravataí (região metropolitana de Porto Alegre/RS), investigando se é alcançada a equidade nas oportunidades ou se falta amparo aos estudantes, no processo. O trabalho é de cunho qualitativo, realizado através de um estudo de caso. Em um primeiro momento, contextualizou-se a construção do ensino no Brasil – tanto na esfera pública, quanto na privada -, compreendendo as políticas públicas para oferta de acessos, especialmente na adolescência, uma fase de mudanças, cheia de significados e necessidade de acolhimento. Em um entrelace entre as Ciências Sociais e a Educação, A. Sen, J. Rawls e P. Freire conduziram as reflexões, de modo a compreender categorias como liberdades, sociedades mais justas e educação crítica. A imersão no contexto escolar deu-se através de entrevistas, questionários e grupos focais, adaptando as técnicas às necessidades dos interlocutores da pesquisa. Gestores, professores, famílias e estudantes participaram, a fim de proporcionar uma visão multifocal da realidade vivenciada pelos bolsistas, desde as experiências prévias, até as vivências cotidianas. Conclui-se que a escola busca promover a equidade de oportunidades. No entanto, os contextos extracurriculares não corroboram com essa realidade, dificultando a inserção completa dos jovens devido às grandes diferenciações externas. Aspectos do cotidiano, como o “sentir-se pertencente”, manifestam-se nos detalhes, através da oferta de alguns bens materiais – como uniformes, no caso do Ensino Técnico - mas, principalmente, dos imateriais, como a potencialização das capacidades e o auxílio no fortalecimento da autoestima. Por conseguinte, é possível observar que dois aspectos básicos estão no cerne da promoção da equidade: ouvir e acolher os estudantes, pois é através da escuta ativa que o senso de pertencimento é consolidado.;
Abstract This research aimed to look at the reality of high school and technical scholarship students in a private institution, in the city of Gravataí (metropolitan area of Porto Alegre/RS), seeking to investigate whether there is equity in opportunities or a lack of support. The paper has a qualitative nature, triggered by a case study. First, the construction of education in Brazil was contextualized - both in the public and private spheres -, understanding public policies for providing access and looking at adolescence as a phase of change, full of meanings and plausible acceptance. In a connection between Social Sciences and Education, Sen, Rawls, and Freire led the reflections, highlighting freedoms, fairer societies, and critical education. The analysis in the school context took place through interviews, questionnaires, and focus groups, adapting the methods to the needs of the people in the environment. Managers, teachers, families, and students participated in the research, in order to provide a multifocal view of the reality experienced by the scholarship holders, from previous experiences to everyday ones. It is concluded that the school seeks to promote equal opportunities, however, extra activities contexts consist of meeting this reality, making it difficult for young people to integrate due to great external differences. Aspects of everyday life, such as the “feeling of belonging”, happen in detail, through the offering of some material goods – such as uniforms, in the context of technical education -, but, mainly, intangible goods – as an adaptation of “ala minuta” day, assured access (working bus card), enhancing capabilities and helping to strengthen self-esteem. Therefore, it is possible to observe that the school cares about the students who permeate this environment, and, sometimes, two basic - and forgotten - aspects can change the entire context: listening and welcoming them, therefore, it is through active listening that the sense of belonging is consolidated.;
Palavras-chave Estudantes; Bolsas de estudos; Ensino privado; Students; Scholarship; Private education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Sociologia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-09-23;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13410;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais;


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