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Educação e eficiência nas sociedades cooperativas: duas faces da performance dos conselheiros fiscais

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Autor Mainardi, Andreza;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2994269675753022;
Orientador Pellin, Daniela Regina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8962572217907641;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Direito;
Idioma pt_BR;
Título Educação e eficiência nas sociedades cooperativas: duas faces da performance dos conselheiros fiscais;
Resumo O objeto da presente pesquisa e de estudo da pesquisadora são as sociedades cooperativas, em especial, como subsistema social formado pelas interações e comunicações com seus cooperados e com os demais sistemas em que se inserem. Trata-se de ente jurídico, social, econômico e de desenvolvimento, com previsão constitucional de importância e funcionamento, especialmente, voltados à governança de princípios e valores de gestão de recursos e de pessoas ao cumprimento de suas finalidades. O problema de pesquisa, como identificado mediante a metodologia de observadora participante, é o suprimento das lacunas de preparação dos conselheiros fiscais para o exercício dos cargos para os quais foram eleitos, conforme recorte metodológico, mediante a seguinte pergunta: como o SESCOOP, órgão integrante do sistema de cooperativismo do qual a pesquisadora é parte integrante, poderia contribuir com o desempenho dos conselheiros fiscais, para além dos cursos atualmente ofertados? Por hipótese inicial ficou estabelecida como a oferta de educação corporativa de alta performance compreendida pelo treinamento avançado em comunicação para conselheiros fiscais, cujas competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso os capacitaria ao aprimoramento do sistema de Governança e os resultados de desempenho das cooperativas, respectivamente. O objetivo geral do estudo foi estabelecido como a contribuição, efetiva, para o amadurecimento do sistema de Governança das Cooperativas e garantir a autonomia de cada uma delas em relação ao sistema econômico que está a depender do desempenho adequado e autônomo de seus conselheiros fiscais. Foram também traçados os objetivos específicos para sistematização do instituto jurídico da Cooperativa, sua estrutura e funcionamento; mapeamento e compreensão dos desafios enfrentados pelos conselheiros fiscais em suas atividades; demonstração de que a educação corporativa voltada para o aprimoramento da comunicação para os conselheiros fiscais pode contribuir com o desempenho do sistema de Governança; e apresentação da proposta de capacitação avançada voltada ao desenvolvimento de habilidades e competências em comunicação sistêmica para conselheiros fiscais. A metodologia utilizada para a construção da presente pesquisa passou pelo método indutivo de produção de conhecimento, com investigação exploratória e qualitativa. Como técnicas de pesquisa foram utilizadas ferramentas como a revisão bibliográfica, nacional e estrangeira, coleta de dados diretos com aplicação de questionário com os integrantes do público-alvo e indiretos; a utilização de multidisciplinaridade entre as ciências, jurídica, administrativa e da comunicação organizacional. Além disso, utilizou-se da observação participante para que as informações críveis pela experiência da própria pesquisadora pudessem compor o arsenal de dados para melhor diagnóstico e prognóstico da pesquisa´. E ainda, para a construção da entrega aplicada, a disciplina do “Curso Avançado em Comunicação para Conselheiros Fiscais” foi utilizada a metodologia do Design Science Research (DSR). O marco teórico utilizado na percepção sosbre o objeto e seu contexto; o problema e a problemática, bem como, na construção da hipótese e do artefato pertence à Teoria dos Sistemas de Niklas Luhmann e Maturana e Varela. O percurso percorrido confirma, pela avaliação prévia do próprio público-alvo, a oportunidade de oferecimento de capacitação avançada para suprir déficit de desempenho pelos conselheiros fiscais de cooperativas pelo SESCOOP e suas entidades.;
Abstract The object of this research and the researcher's study is cooperative societies, mainly because they are a kind of social subsystem formed by interactions and communications with their members and other systems in which they are inserted. It is a legal, social, economic, and developmental entity, constitutionally supported, particularly focused on the governance of principles and values related to resource management and people's fulfillment of their purposes. The research problem was defined through participant observation methodology, revolves around addressing the gaps in the preparation of fiscal councilors for the roles to which they were elected. The specific question is: How can SESCOOP (an integral part of the cooperative system, of which the researcher is also a part) contribute to the performance of fiscal councilors beyond the currently offered courses? As an initial hypothesis, the provision of high-performance corporate education through advanced communication training for fiscal councilors was established. The competencies and skills developed during this course would enhance the governance system and improve cooperative performance results. The main objective of the study was to effectively contribute to the maturation of Cooperative Governance and ensure the autonomy of each cooperative in relation to the economic system, which relies on the adequate and autonomous performance of its fiscal councilors. Specific objectives included systematizing the legal framework of cooperatives, understanding their structure and functioning, mapping the challenges faced by fiscal councilors in their activities, demonstrating how corporate education focused on communication enhancement can impact governance performance, and presenting a proposal for advanced training in systemic communication skills for fiscal councilors. The research methodology involved inductive knowledge production, exploratory and qualitative investigation. Research techniques included literature review, national and foreign, direct data collection through questionnaires in focus groups, and interdisciplinary approaches combining legal, administrative, and organizational communication sciences. Additionally, participant observation allowed the researcher's experiential insights to contribute to a comprehensive diagnosis and prognosis. Furthermore, to construct the applied deliverable, the "Advanced Communication for Fiscal Councilors" course followed the Design Science Research (DSR) methodology. The theoretical framework drew from Niklas Luhmann's and Maturana and Varela's Systems Theory, providing insights into the object, context, problem, and hypothesis construction. The evaluation by the focus group confirms the opportunity for offering advanced training to address performance deficits among fiscal councilors in cooperatives, facilitated by SESCOOP and its affiliated entities.;
Palavras-chave Cooperativas; Conselheiros fiscais; Comunicação; Capacitação; Alta performance; Fiscal councilors; Communication; Training; High performance;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Direito;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-07-17;
Agência de fomento SESCOOP;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13399;
Programa Programa de Pós-Graduação em Direito da Empresa e dos Negócios;


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