Autor |
Azambuja, Caroline Carlet; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4263040392578027; |
Orientador |
Grazziotin, Luciane Sgarbi Santos; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0388501284300091; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Alunas migrantes venezuelanas: experiências de escolarização e convívio (Esteio/RS – 2023); |
Resumo |
Esta pesquisa emerge da necessidade de saber como se sentem as adolescentes migrantes na escola municipal da cidade de Esteio e também conecta as experiências de sentido do grupo de alunas com as práticas cotidianas no ambiente escolar. Este estudo está inserido em dois campos do conhecimento, a educação e a migração e compõem um fenômeno social contemporâneo, que é a inserção escolar das segundas gerações de migrantes nas escolas da rede pública brasileira. No decorrer da pesquisa analisamos a legislação nacional que envolve a chegada, os encaminhamentos jurídicos e sociais, assim como a inserção das crianças e adolescentes das famílias migrantes nas escolas. O estudo foi construído com a metodologia da entrevista compreensiva e foi produzido baseado nas falas de três participantes de origem venezuelana, nas observações de campo e no uso do caderno de campo. Os resultados encontrados se relacionam, sobretudo, aos seguintes conceitos centrais: a experiência - o sentido - o relato. Também analisa em uma perspectiva de educação para migrantes avanços no campo, que são reafirmados por esta pesquisa, assim como reforçam e aprofundam os itinerários e detalhes sobre o referido grupo social, bem como a inserção no ambiente escolar, suas interações e experiências de gênero.; |
Abstract |
This research emerges from the need to know how migrant teenagers feel at the municipal school in the city of Esteio and also connects the experiences of meaning of the group of students with everyday practices in the school environment. This study is inserted in two fields of knowledge, education and migration, and makes up a contemporary social phenomenon, which is the school insertion of second generations of migrants in Brazilian public schools. During the research, we analyzed national legislation involving arrival, legal and social guidelines, as well as the inclusion of children and adolescents from migrant families in schools. The study was constructed using the comprehensive interview methodology and was produced based on the speeches of three participants of Venezuelan origin, field observations and the use of the field notebook. The results found are related, above all, to two main axes, experience and everyday practices. From an education perspective for migrants, progress has already been made, however, there are still many sections and interfaces that must be researched and systematized. Another point worked on is the network of sociability, which is involved in key aspects involving culture and gender.; |
Palavras-chave |
Migração; Experiência; Práticas cotidianas; Educação; Education; Migration; Everyday practices; Experience; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-08-05; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13395; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |