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Gestão de projetos como articulação entre o pedagógico e o administrativo à serviço da missão educativa

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Autor Argollo, Juliana Rocha de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7965647485339873;
Orientador Silva, Luciana Maines da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5057065195398465;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Gestão de projetos como articulação entre o pedagógico e o administrativo à serviço da missão educativa;
Resumo Esta dissertação é fruto de uma investigação acerca da contribuição da Gestão de Projetos como ferramenta de articulação das decisões estratégicas, tanto no âmbito pedagógico como administrativo, por meio de uma gestão participativa, no contexto de uma escola de educação básica. A pesquisa foi desenvolvida no Colégio Antônio Vieira, em uma escola da Rede Jesuíta de Educação (RJE), instituição de ensino que trabalha com conceitos fundamentais de Gerenciamento de Projetos. Tendo em vista esta visão voltada para este tipo de gerenciamento e buscando uma melhoria na inter-relação pedagógico-administrativa, esta pesquisa, possuiu como objetivo geral demonstrar de que maneira a Gestão de Projetos pode ser utilizada como ferramenta de articulação das decisões estratégicas, no âmbito pedagógico e administrativo, por meio de uma gestão participativa. Para tanto, tratou-se de um estudo de caso único, adotando uma metodologia qualitativa de natureza descritiva. Assim, destacou-se os benefícios da gestão participativa e seus possíveis impactos na implementação da Gestão de Projetos, analisando os principais modelos de gestão de projetos existentes, resultando na proposta de institucionalização da Gestão de Projetos por meio da criação de um Comitê Permanente de Gestão de Projetos e uma matriz de projetos para avaliar iniciativas estratégicas. Os resultados indicaram que a adoção dessas práticas pode minimizar riscos, maximizar resultados e promover melhorias contínuas na instituição, alinhando-se com os objetivos estratégicos e documentos norteadores da Rede Jesuíta de Educação. A partir dessas análises, foi elaborado um Plano de Intervenção viável para consecução, que abre caminho para novos estudos que possam avaliar como propor a implementação da gestão de projetos para decisões estratégicas em colégios da RJE e, quem sabe, em outras instituições de ensino.;
Abstract This dissertation is the result of an investigation into the contribution of Project Management as a tool for articulating strategic decisions, both in the pedagogical and administrative spheres, through participatory management, in the context of a basic education school. The research was developed at Colégio Antônio Vieira, in a school belonging to the Jesuit Education Network (RJE), an educational institution anchored in the fundamental concepts of Project Management. Bearing in mind this vision focused on this type of management and seeking an improvement in the pedagogical-administrative interrelationship, this research had the general objective of demonstrating how Project Management can be used as a tool for articulating strategic decisions, in the pedagogical and administrative scope, through participatory management. To this end, it was a single case study, adopting a qualitative methodology of a descriptive nature. Thus, the benefits of participatory management and its possible impacts on the implementation of Project Management were highlighted, analyzing the main existing project management models, resulting in the proposal to institutionalize Project Management through the creation of a Permanent Management Committee of Projects and a project matrix to evaluate strategic initiatives. The results indicated that the adoption of these practices can minimize risks, maximize results and promote continuous improvements in the institution, aligning with the strategic objectives and guiding documents of the Jesuit Education Network. Based on these analyses, a viable Intervention Plan was drawn up, which paves the way for new studies that can evaluate how to propose the implementation of project management for strategic decisions in RJE schools and, perhaps, in other educational institutions.;
Palavras-chave Gestão de projetos; Gestão educacional; Gestão participativa; Project management; Educational management; Participative management;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-07-19;
Agência de fomento Rede Jesuíta de Educação;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13388;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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