Autor |
Freitas, Graziano Aparecido da Costa; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/9066326142315628; |
Orientador |
Ghisleni, Ana Cristina; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6448185346010413; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
As disputas entre as diretrizes legais e os compromissos institucionais na construção curricular da área do Projeto de Vida do Ensino Médio Integral: a análise de uma instituição confessional; |
Resumo |
A racionalidade neoliberal tem exercido influência predominante no âmbito educacional, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior, promovendo uma cultura empresarial que prioriza os valores do mercado. Essa ideologia estabelece uma padronização abrangente da vida, incorporando valores de referência que passam a moldar não apenas as instituições educacionais, mas também a subjetividade dos envolvidos. Abordando esse contexto no cenário da proposta de reformulação do Ensino Médio no período entre 2022 e 2024, esta pesquisa investiga como uma abordagem educacional fundamentada nos valores da educação jesuíta pode oferecer resistência aos princípios neoliberais de educação em uma proposta curricular que orienta o Projeto de Vida da instituição confessional pesquisada. Para alcançar esse objetivo, foram adotados dois métodos metodológicos distintos, porém complementares: análise bibliográfica e análise documental. A fim de aprofundar essa investigação, foi utilizada uma abordagem qualitativa, empregando entrevistas semiestruturadas e grupos focais para melhor elucidar o problema em questão. Como resultados, pode-se observar os inequívocos efeitos do neoliberalismo sobre as propostas educacionais, ao mesmo tempo em que propõe, por meio da análise realizada, algumas possibilidades de rupturas com relação ao modelo político e econômico, evidenciando a possibilidade de ações alternativas que atendam às diretrizes legais, mas não se submetam a elas.; |
Abstract |
The neo-liberal rationale has been a predominant influence in the Education, from the kindergarten-12 until college and postgraduate programs, providing a business culture that prioritizes the market values. This ideology establishes a standardized view of life, including certain reference values that shift the educational institutions and the subjectivity of the students and staff. Considering this context in the high school educational reform proposed between 2022 and 2024, this study investigates how an educational approach based on the “Jesuíta” values can resist the neoliberal education principles using a proposed curriculum that guide the “Projeto de Vida”, at the confessional institution studied. To achieve this objective, two distinct, yet complementary methodologies were used: a literature review and a documental analysis. To improve the investigation and better understand the problem in hand, a qualitative approach was used, surveying focal groups with semi-structured surveys. Results show an unquestionable effect of the neoliberalism in the education proposals, as well as opportunities for rupture with the political and economical models, highlighting the possible use of alternative actions that comply to the legal directives, but are not submissive to them.; |
Palavras-chave |
Currículo; Educação; Mercado; Neoliberalismo; Novo Ensino Médio; Pedagogia inaciana; Projeto de Vida; Curriculum; Education; Market; Neoliberalism; New High School; Inaciana pedagogy; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-06-27; |
Agência de fomento |
Colégio São Luis; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13385; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |