Autor |
Paixão, Camila Portugal da; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2947564756168910; |
Orientador |
Rocha, Maria Aparecida Marques da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9462952469104050; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Educação antirracista e pedagogia inaciana: a experiência do Comitê de Educação para as Relações Étnico-raciais do Colégio Antônio Vieira; |
Resumo |
A presente pesquisa foi realizada no âmbito do Mestrado Profissional de Gestão Educacional da Unisinos - Campus Porto Alegre. O objetivo foi analisar o trabalho desenvolvido pelo Colégio Antônio Vieira (Bahia) no que tange à educação étnico-racial e seus impactos na cultura institucional, a partir da atuação formativa do seu Comitê Étnico-Racial (CERER). O estado do conhecimento e o referencial teórico do estudo dialogam com pesquisadores que contribuem com os saberes sobre Escrevivência, como a professora Conceição Evaristo (2020); Racismo Estrutural, como o professor Silvio Almeida (2019); Educação Antirracista, como a professora Barbara Carine Pinheiro (2023); Relações Étnico-Raciais, as suas estruturas e fundamentos, como Frantz Fanon (2020), Nilma Lino Gomes (2012), Angela Davis (2016), Sueli Carneiro (2023) e Djamila Ribeiro (2019); e Pedagogia Inaciana, a partir de documentos da Rede Jesuíta de Educação (2016). O estudo teve uma abordagem qualitativa, desenvolvendo a metodologia de Estudo de Caso para atingir o objetivo geral a técnica de análise de conteúdo para interpretação dos dados. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados: análise documental; encontros com os componentes do CERER; e um questionário com funcionários e professores do colégio pesquisado. A partir dos resultados, foi possível constatar que os sujeitos da pesquisa legitimam a necessidade de espaços na escola que organizem as práticas antirracistas e que existe um conhecimento da existência do CERER, mas ainda falta uma participação mais ativa nas suas atividades, apontando para a necessidade de pensar ações de engajamento do público. Em conclusão (Nas Considerações Finais), este trabalho apresenta seu Produto, que tem a intenção de contribuir para a construção de uma política de educação antirracista na instituição escolar e, dessa forma, também aumentar as discussões sobre este importante tema e o engajamento em torno das atividades do comitê.; |
Abstract |
This research was conducted within the scope of the Professional Master's Program at Unisinos - Porto Alegre Campus. The study aimed to analyze the work carried out by Colégio Antônio Vieira, located in Bahia, Brazil, with regard to ethnic-racial education and its impact on institutional culture, focusing on the formative role of its Ethnic-Racial Committee (CERER). The literature review and theoretical framework of this study engage with scholars whose work contributes to advancing knowledge in several areas. These include Escrevivência (the process of writing rooted in lived experiences) as discussed by Professor Conceição Evaristo (2020); Structural Racism, as examined by Professor Silvio Almeida (2019); Antiracist Education, as explored by Professor Barbara Carine Pinheiro (2023); and Ethnic-Racial Relations, along with their structures and foundations, as presented by Frantz Fanon (2020), Nilma Lino Gomes (2012), Angela Davis (2016), Sueli Carneiro (2023), and Djamila Ribeiro (2019). In addition, the study draws on the principles of Ignatian Pedagogy, referencing documents from the Jesuit Education Network (2016). The study employed a qualitative approach, using a case study methodology to achieve its main objective, and content analysis as the technique for interpreting the data. Data collection instruments included document analysis, meetings with CERER members, and a questionnaire administered to staff and teachers at the school. The results indicate that participants recognize the need for dedicated spaces within the school to foster antiracist practices and acknowledge the existence of the CERER, though there is still a lack of active participation in its initiatives. This suggests a need to design strategies that can further engage the school community. In conclusion, this study presents its final product, which aims to contribute to the development of an antiracist education policy within the school institution. This, in turn, seeks to enhance discussions on this critical issue and foster greater involvement in the committee’s activities.; |
Palavras-chave |
Racismo estrutural; Educação antirracista; Pedagogia inaciana; Relações étnico-raciais; Escrevivência; Structural racism; Antiracist education; Ignatian pedagogy; Ethnic-racial relations; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-08-20; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13380; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |