Autor |
Bianchi, Silvana; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7171762126404228; |
Orientador |
Weschenfelder, Viviane Inês; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6064352088824024; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A (re)educação das relações étnico-raciais de pessoas idosas no Pró-Maior; |
Resumo |
Esta pesquisa buscou compreender como as pessoas idosas podem reeducar suas relações étnico-raciais e rever suas percepções racistas, a partir da experiência em um programa universitário voltado a este público. O estudo ocorreu junto à oficina Origem, que integra o Programa Pró-Maior, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. O principal objetivo da pesquisa foi compreender como a oficina Origem contribuiu para a reeducação das relações étnico-raciais das pessoas idosas participantes. Ao articular a temática da educação das relações étnico-raciais evidenciou-se como a educação e a cultura podem e devem ser trabalhadas também com a população idosa, promovendo a equidade racial. Metodologicamente, este estudo é de caráter qualitativo e teve como procedimento a sistematização de experiências, com dados coletados a partir dos relatos das participantes, observações registradas em diários de campo e interações durante a oficina. Os resultados mostraram que as atividades da oficina Origem foram eficazes na reeducação das relações étnico-raciais, promovendo a conscientização sobre o racismo e fomentando mudanças positivas em atitudes e comportamentos. O Programa Pró-Maior se beneficiou com a conscientização e a transformação de atitudes, fortalecendo o senso de pertencimento, a inclusão social, a valorização da diversidade, a capacitação
profissional e o empoderamento das participantes. Sugere-se que futuras pesquisas
explorem as experiências de pessoas idosas em diferentes contextos, testem novas
metodologias educacionais em programas de inclusão e equidade racial, e acompanhem a implementação da oficina em diferentes regiões do país. Além disso, destaca-se a necessidade de políticas públicas e programas educacionais que incluam as pessoas idosas e abordem diretamente as questões étnico-raciais, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.; |
Abstract |
This research sought to understand how elderly people can re-educate their ethnic-racial relations and revise their racist perceptions, based on the experience of a university program aimed at this public. The study took place at the Origem workshop, which is part of the Pró-Maior Program at the University of Vale do Rio dos Sinos. The main objective of the research was to understand how the Origem workshop contributed to the re-education of the ethnic-racial relations of the elderly participants. By articulating the theme of education for ethnic-racial relations, it became clear how education and culture can and should also be worked on with the elderly population, promoting racial equity. Methodologically, this study is qualitative in nature and its procedure was the systematization of experiences, with data collected from the participants' reports, observations recorded in field diaries and interactions during the workshop. The results showed that the activities of the Origem workshop were effective in re-educating ethnic-racial relations, promoting awareness of racism and fostering positive changes in attitudes and behavior. The Pro-Major Program benefited from raising awareness and transforming attitudes, strengthening the participants' sense of belonging, social inclusion, valuing diversity, professional training and empowerment. It is suggested that future research explore the experiences of older people in different contexts, test new educational methodologies in inclusion and racial equity programs, and monitor the implementation of the workshop in different regions of the country. It also highlights the need for public policies and educational programs that include older people and directly address ethnic-racial issues, contributing to the construction of a fairer and more inclusive society.; |
Palavras-chave |
Pessoa idosa; Educação das relações étnico-raciais; Projeto social; Universidade; Elderly person; Education of ethnic-racial relations; Social project; University; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-08-28; |
Agência de fomento |
UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13367; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |