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Narrativas de professores do AEE sobre aprendizagem de estudantes com deficiência no pós-pandemia

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Autor Fernandes, Deise Birk;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4502205785386962;
Orientador Lopes, Maura Corcini;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3876751682370290;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Narrativas de professores do AEE sobre aprendizagem de estudantes com deficiência no pós-pandemia;
Resumo Esta dissertação objetiva conhecer e analisar as reverberações percebidas pelas professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em relação à aprendizagem dos alunos com deficiência, atendidos na sala de recursos multifuncionais, após o retorno à escola, no contexto da pós-pandemia. Utilizou-se a abordagem metodológica qualitativa, embasada em narrativas abertas, realizadas com nove docentes do AEE, que atuam em escolas municipais de ensino fundamental da cidade de São Leopoldo/RS. Ao examinar as respostas, suas percepções foram analisadas em relação aos desafios enfrentados no atendimento aos alunos com deficiência e às mudanças observadas nas práticas de ensino após a pandemia. Os resultados obtidos demonstram uma série de preocupações significativas, destacando-se, entre elas, os desafios enfrentados por esses estudantes durante o distanciamento escolar e os consequentes impactos na aprendizagem. Além disso, emergiu uma ênfase notável na individualização do ensino, bem como a prevalência da linguagem da aprendizagem, indicando uma visão mais mercadológica e segmentada da Educação, ao supervalorizar a aquisição de conhecimentos estruturados em detrimento da formação integral dos alunos. Neste contexto, a pandemia serviu como um catalisador para a intensificação de problemas preexistentes, tais como a exclusão e o individualismo, instigando a escola a reavaliar e reformular suas práticas inclusivas e formativas. A análise aprofundada evidencia os desafios expressivos no cenário educacional, reiterando a necessidade premente de uma abordagem transformadora e adaptativa das práticas educacionais para atender às exigências emergentes e promover uma aprendizagem inclusiva e enriquecedora a todos os estudantes. Neste sentido, a escola desempenha um papel fundamental, ao propiciar um ambiente acolhedor para o desenvolvimento integral dos sujeitos, enquanto estimula uma reflexão crítica sobre seu papel na sociedade pós-pandêmica, destacando a importância da integração e adaptação às novas demandas e desafios enfrentados por alunos e professores.;
Abstract This dissertation aims to understand and analyze the reverberations perceived by Specialized Educational Assistance (SEA) teachers in relation to the learning of students with disabilities, assisted in the multifunctional resource room, after returning to school, in the context of the post-pandemic. A qualitative methodological approach was used, based on open narratives, carried out with nine SEA teachers, who work in municipal elementary schools in the city of São Leopoldo/RS. When examining the responses, their perceptions were analyzed in relation to the challenges faced in caring for students with disabilities and the changes observed in teaching practices after the pandemic. The results obtained reveal a number of significant concerns, including the challenges faced by these students during school distancing and the consequent impacts on learning. In addition, a notable emphasis on the individualization of teaching has emerged, as well as the prevalence of the language of learning, indicating a more market-oriented and segmented view of education, by overvaluing the acquisition of structured knowledge to the detriment of students' comprehensive education. In this context, the pandemic has served as a catalyst for the intensification of pre-existing problems, such as exclusion and individualism, instigating the school to re-evaluate and reformulate its inclusive and training practices. The in-depth analysis highlights the significant challenges in the educational scenario, reiterating the urgent need for a transformative and adaptive approach to educational practices in order to meet emerging demands and promote inclusive and enriching learning for all students. In this sense, the school plays a fundamental role in providing a welcoming environment for the all-round development of subjects, while encouraging critical reflection on its role in post-pandemic society, highlighting the importance of integration and adaptation to the new demands and challenges faced by students and teachers.;
Palavras-chave Atendimento educacional especializado; Aprendizagem; Pandemia; Inclusão escolar; Specialized educational care; Learning; Pandemic; School inclusion;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-07-03;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13363;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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