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Construindo a visibilidade da participação feminina no movimento estudantil universitário no Rio Grande do Sul entre os anos de 1977 e 1985

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metadataTrad.dc.contributor.author Gomes, Luisiane da Silveira;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/8552796467709979;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Korndörfer, Ana Paula;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/6609152362276078;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Construindo a visibilidade da participação feminina no movimento estudantil universitário no Rio Grande do Sul entre os anos de 1977 e 1985;
metadataTrad.dc.description.resumo Por meio da presente tese, buscamos problematizar como se deu a inserção de mulheres no movimento estudantil universitário de esquerda no Rio Grande do Sul durante o processo de redemocratização do Brasil, ocorrido entre os anos de 1977 e 1985. Nosso recorte temporal é balizado pela volta das e dos estudantes às manifestações contra a ditadura civil-militar, após um período de refluxo, até o ano em que, legalmente, o regime ditatorial chega ao fim. Assim, nos primeiros capítulos deste trabalho, apresentamos um panorama do ensino superior no Brasil e no Rio Grande do Sul, bem como um levantamento historiográfico acerca do movimento estudantil e de suas lutas, sobretudo, a partir da fundação da União Nacional dos Estudantes, órgão máximo de representação estudantil. Da mesma forma, buscamos mostrar a trajetória da União Estadual dos Estudantes no Rio Grande do Sul para compreender como a entidade atuou no estado. Nos demais capítulos que compõem a pesquisa, damos enfoque à participação feminina nos espaços públicos, tanto na esfera da política estudantil como partidária. Deste modo, apoiadas metodologicamente na História Oral, realizamos uma série de entrevistas com ex-militantes do movimento social supracitado, procurando analisar, por meio dos testemunhos, como a esquerda estudantil gaúcha se organizava, principalmente, através das tendências estudantis, que eram influenciadas por partidos e/ou organizações clandestinas, e quais eram os espaços reservados às mulheres nas entidades representativas. A partir disso, trazemos uma análise acerca da invisibilidade feminina nos espaços de poder na política estudantil, pois acreditamos que o tema é de extrema relevância, já que é um fenômeno que persiste em diversos contextos, mesmo após a redemocratização, e é fundamental examiná-la para promover a igualdade de gênero e a inclusão das vozes femininas na esfera pública. Neste sentido, o trabalho pode auxiliar acerca do entendimento do papel das mulheres no ativismo político durante a transição para a democracia e, ao mesmo tempo, destacar a necessidade de igualdade de gênero e representação feminina nos espaços de poder. Além do mais, através da rememoração, o trabalho pode contribuir significativamente para a compreensão de como o movimento estudantil universitário se rearticulou no estado, principalmente após um período de refluxo, e como a juventude se envolveu em manifestações contrárias às políticas ditatoriais adotadas.;
metadataTrad.dc.description.abstract Through this thesis, we sought to problematize how women were included in the left-wing university student movement in Rio Grande do Sul during the process of re-democratization in Brazil, which took place between 1977 and 1985. Our time frame is marked by the return of students to demonstrations against the civil-military dictatorship, after a period of reflux, until the year in which the dictatorial regime legally came to an end. Thus, in the first chapters of this work, we present an overview of higher education in Brazil and Rio Grande do Sul, as well as a historiographical survey about the student movement and its struggles, especially since the foundation of the National Union of Students, the highest organization of student representation. Likewise, we sought to show the development of the State Union of Students in Rio Grande do Sul to understand how the organization acted within the state. Over the remaining chapters, we focus on women's participation in public spaces, both in student and party politics. Therefore, with the methodological support of Oral History, we conducted a series of interviews with former militants of the aforementioned social movement, trying to analyze, through their testimonies, how the left-wing student movement in Rio Grande do Sul organized itself, mainly through student tendencies, which were influenced by clandestine parties and/or organizations, and what spaces were reserved for women in the representative entities. Based on this, we present an analysis of women's invisibility in spaces of power of student politics, because we believe this matter to be of extreme relevance, since it is a phenomenon that persists in various contexts, even after the re-democratization process, and it is of fundamental importance to examine this phenomenon in order to promote gender equality and the inclusion of women's voices in the public sphere. In this sense, the work can help us understand the role of women in political activism during the transition to democracy and, at the same time, highlight the necessity of gender equality and female representation in spaces of power. Furthermore, through reminiscing, the work can make a significant contribution to understanding how the university student movement was rearticulated in the state, especially after a period of reflux, and how the youth became involved in demonstrations against the dictatorial policies adopted.;
metadataTrad.dc.subject Rio Grande do Sul; movimento estudantil; história oral; Relações de gênero; Student movement; Oral history; Gender relations;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::História;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2023-11-30;
metadataTrad.dc.description.sponsorship CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13254;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em História;


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