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Curandeiras e bruxas: práticas de feitiçaria e a subversão da ordem social no estado do Grão-Pará (1763-1769)

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Autor Suris, Andreia;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0124928844959898;
Orientador Vendrame, Maíra Ines;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2473094071164088;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Curandeiras e bruxas: práticas de feitiçaria e a subversão da ordem social no estado do Grão-Pará (1763-1769);
Resumo A presente pesquisa tem por objetivo investigar as práticas de feitiçaria (práticas de cura, adivinhação e encantamentos amorosos) que envolviam a participação de mulheres, no Grão-Pará do século XVIII. Analisa se essas práticas podem ser compreendidas como uma forma de resistência e subversão da ordem social normatizadora e patriarcal em que essas mulheres estavam inseridas. Utiliza como fonte histórica principal o Livro de Denunciações e Confissões daquela que foi considerada a última visitação do Santo Ofício na América Portuguesa, ocorrida na capitania do Grão-Pará (1763 - 1769), especificamente as denúncias e confissões de práticas mágico-religiosas. Também foram realizados dois estudos de casos que se destacaram durante a pesquisa, sobre a indígena Sabina e sobre Luduvina Ferreira, duas renomadas curandeiras da sociedade paraense na época da visitação que foram processadas pela Inquisição portuguesa.;
Abstract This research aims to investigate the witchcraft practices (healing, divination, and love enchantments) involving women in 18th century Grão-Pará. It examines whether these practices can be understood as forms of resistance and subversion against the normative and patriarchal social order in which these women lived. The primary historical source used is the "Livro de Denunciações e Confissões” from the last visitation of the Court of the Inquisition in Portuguese America, which took place in the Grão-Pará captaincy (1763-1769), focusing on the denunciations and confessions of magical-religious practices. Additionally, the research includes two case studies that stood out: Sabina, an indigenous woman, and Luduvina Ferreira, two renowned healers in Pará society at the time of the visitation, both of whom were prosecuted by the Portuguese Inquisition.;
Palavras-chave Mulheres; Feitiçaria; Visitação do Santo Ofício; Grão-Pará e Maranhão; Inquisição; Women; Witchcraft; Court of the Inquisition; Grão-Pará and Maranhão; Inquisition;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::História;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-04-18;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13249;
Programa Programa de Pós-Graduação em História;


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