Autor |
Soares, Ciro Pablo Costa; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/8770250571849500; |
Orientador |
Almeida, Caroline Medeiros Martins de; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2597529134963449; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A inovação no Ensino Médio na percepção dos atores escolares do Colégio Loyola; |
Resumo |
Essa pesquisa teve como objetivo geral verificar como ocorre a inovação no ensino junto à percepção dos alunos, professores e familiares de alunos do ensino médio ainda não reformado conforme a BNCC, do Colégio Loyola, da Rede Jesuíta de educação, localizada em Belo Horizonte/MG. Para tanto, realizou-se um estudo de caso com abordagem mista, frente à aplicação de questionários semiestruturados aos alunos, professores e pais incluídos no estudo. Para a análise das perguntas fechadas, obtiveram-se respostas quantitativas analisadas por meio da estatística descritiva, enquanto os dados qualitativos de perguntas abertas foram interpretados por meio da análise de conteúdo. Como resultado, as respostas demonstraram que os professores, alunos e familiares possuem a percepção que o ensino médio do Colégio Loyola está em fase de progresso da inovação da educação, sendo passível de melhorias consoante aos modelos de aula para maior participação dos alunos, formação continuada ou aprimoramentos aos professores quanto ao uso de novas tecnologias educacionais, de modo que, perante essas mudanças, possa desmembrar-se do sistema tradicional, como mencionado pelos pais. Houve um consenso entre os respondentes consoante a infraestrutura de recursos e promoção da educação como um dos pontos de destaque da instituição, contudo, mencionaram que os recursos humanos precisam ser melhor alocados. Para tais resoluções, elaborou-se a proposta de intervenção com a criação de um Hub de Inovações Pedagógicas a fim de estimular a participação de toda a comunidade escolar, incluindo os pais. Portanto, a pesquisa pode auxiliar na resolução dos obstáculos para a efetiva inovação frente a alunos da era digital, bem como servir de exemplo para que os gestores possam aprimorar suas estratégias em futuros adventos.; |
Abstract |
This research had the general objective of verifying how innovation in teaching occurs in the perception of students, teachers and families of high school students who have not yet been reformed according to the BNCC, from Colégio Loyola, from the Jesuit Education Network, located in Belo Horizonte/MG. To this end, a case study was carried out with a mixed approach, using semi-structured questionnaires to the students, teachers and parents included in the study. For the analysis of closed questions, quantitative responses were obtained and analyzed using descriptive statistics, while qualitative data from open questions were interpreted using content analysis. As a result, the responses demonstrated that teachers, students and families have the perception that secondary education at Colégio Loyola is in the progress phase of educational innovation, being subject to improvements depending on class models for greater student participation, continued training or improvements to teachers regarding the use of new educational technologies, so that, faced with these changes, they can break away from the traditional system, as mentioned by parents. There was a consensus among respondents regarding the resource infrastructure and promotion of education as one of the institution's highlights, however, they mentioned that human resources need to be better allocated. For these resolutions, an intervention proposal was prepared with the creation of a Pedagogical Innovations Hub in order to encourage the participation of the entire school community, including parents. Therefore, research can help in resolving obstacles to effective innovation for students in the digital era, as well as serving as an example so that managers can improve their strategies in future advents.; |
Palavras-chave |
Inovação pedagógica; Ensino médio; Tecnologias digitais; Práticas pedagógicas; Pedagogical innovation; High school; Digital technologies; Pedagogical practices; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-04-30; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13242; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |