Autor |
Barros, Tainá Martins de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2679020086209249; |
Orientador |
Grazziotin, Luciane Sgarbi Santos; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0388501284300091; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Trajetórias de intelectuais na educação : o trabalho do pensamento e seus impactos nas ciências sociais (1964-2020); |
Resumo |
A presente pesquisa tem como objeto de investigação o percurso acadêmico de quatro professores, a saber: Ivo Follmann, Clarissa Eckert, Lorena Holzmann e Ruben Oliven. O presente estudo possui como intenção responder a seguinte problemática: como se deu a formação, a docência, a pesquisa e a atuação destes docentes cientistas sociais entre os anos de 1964-2020? Para responder a esse questionamento, esta pesquisa apresenta como objetivo geral produzir, a partir de narrativas de memória, as trajetórias de docentes inseridos no campo das Ciências Sociais, com foco em seus percursos intelectuais entre os anos de 1964-2020. Os objetivos específicos são: compreender o percurso desses professores, a partir dos elementos que compõem seus itinerários de formação, atuação e produção; identificar e refletir acerca das contribuições dos quatro docentes escolhidos, para o campo das Ciências Sociais; estabelecer possíveis conexões ou não entre os itinerários dos professores, examinando as diferenças, as marcas distintivas, as semelhanças e as redes de sociabilidade também produzidas. O referencial teórico metodológico empregado na pesquisa pertence à História da Educação e está ancorado na História Cultural, a partir de uma abordagem micro-histórica. Para tencionar o conceito de Trajetória, a pesquisa mobiliza Bourdieu (2006) e, para discutir acerca dos intelectuais, lança mão de Jean-Fraçois Sirinelli (1994; 1996). A metodologia empregada é a História Oral, onde a memória é considerada documento. Para essa metodologia, me ancoro em Alessandro Portelli (2016) e Ecléia Bosi (1987). Para tecer considerações sobre a memória, recorre-se à Paul Ricouer (2007; 2007b), Michel Pollak (1989) e algumas reflexões de Luciane S. S. Grazziotin (2016). Reconstituindo suas vivências, foi possível perceber que Ivo Follmann contribuiu ativamente para a Sociologia dos Movimentos Socioambientais; Clarissa Eckert colaborou para os estudos relacionados à Educação Superior no Brasil; Lorena Holzmann enriqueceu o debate acerca da Sociologia do Trabalho; e Ruben Oliven foi importante para as transformações na Antropologia no Brasil.; |
Abstract |
The present research has as its object of investigation the academic career of four professors, namely: Ivo Follmann, Clarissa Eckert, Lorena Holzmann and Ruben Oliven. The present study aims to answer the following problem: how did the education, teaching, research and work of these social scientist teachers take place between the years 1964-2020? In order to answer this question, this research has the general objective of this research is to produce, based on memory narratives, the trajectories of teachers in the field of Social Sciences, focusing on their intellectual paths between 1964-2020. The specific objectives are: to understand the path of these teachers, based on the elements that compose their education, performance and production itineraries; identify and reflect on the contributions of the four chosen teachers to the field of Social Sciences; establish possible connections or not between the teachers' itineraries, examining the differences, distinctive marks, similarities and sociability networks also produced. The theoretical methodological framework used in the research belongs to the History of Education and is anchored in Cultural History, based on a micro-historical approach. To understand the concept of Trajectory, the research mobilizes Bourdieu (2006) and, to discuss intellectuals, uses Jean-Fraçois Sirinelli (1994; 1996). The methodology used is Oral History, where memory is considered a document. For this methodology, I based myself on Alessandro Portelli (2016) and Ecléia Bosi (1987). To make considerations about memory, I turn to Paul Ricouer (2007; 2007b), Michel Pollak (1989) and some reflections by Luciane S. S. Grazziotin (2016). Reconstructing their trajectories, it was possible to see that Ivo Follmann actively contributed to the Sociology of Socio-Environmental Movements; Clarissa Eckert contributed to studies related to Higher Education in Brazil; Lorena Holzmann enriched the debate on the Sociology of Work; and Ruben Oliven was important for the transformations of Anthropology in Brazil.; |
Palavras-chave |
Trajetória; Intelectuais; História da Educação; Trajectory; Intellectuals; History of Education; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-04-05; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13199; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |