RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

(En)laços de infância(s): a curiosidade e a pergunta como potências das docências de professoras artesãs na educação infantil

Mostrar registro simples

Autor Kaizer, Daiane Machado;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8973066119126898;
Orientador Fabris, Elí Terezinha Henn;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2961121430255733;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título (En)laços de infância(s): a curiosidade e a pergunta como potências das docências de professoras artesãs na educação infantil;
Resumo Esta dissertação explora a relação entre as infâncias (cronológica e aiónica), a pergunta, a curiosidade e as docências na Educação Infantil. Embasada na perspectiva pós-estruturalista e na filosofia da infância, fazendo uso de autores da filosofia, da sociologia e da educação, especialmente da Educação Infantil, a pesquisa teve como questão central a seguinte pergunta: como os(as) professores(as) da Educação Infantil do município de Ivoti-RS desenvolvem suas docências diante das perguntas e curiosidades das crianças? Para investigar e problematizar essa questão, as docentes da etapa da Educação Infantil da rede pública municipal de Ivoti-RS foram convidadas a responderem um questionário online. Foram disponibilizados 90 formulários online para as professoras, obtendo um total de 23 respostas. A análise e problematização das respostas permitiu identificar enunciados e enunciações que se mostraram como expressões de vontade de verdade e vontade de saber-poder, refletindo as complexas relações que constituem as docências, as infâncias, as crianças, as perguntas e a curiosidade neste contexto. Como resultado da pesquisa, foram identificados e analisados conceitos teóricopráticos que emergiram das narrativas, representando o início da construção de uma caixa de ferramentas para a constituição de docências que buscam estabelecer (en)laços de infância(s). Em síntese, esta pesquisa não teve como objetivo estabelecer padrões definitivos nem julgar maneiras corretas ou incorretas de exercer a docência. Seu propósito foi, ao invés disso, mapear e problematizar a diversidade de forças que constituem os diferentes modos de saber-fazer docente das participantes. Pôde-se concluir, a partir da análise do material produzido por esse grupo de professoras, que os modos de ser docente destacaram-se pela abordagem artesanal, acolhedora, respeitosa, estimuladora e sensível em relação à(s) infância(s) e seus tempos no contexto da Educação Infantil. E, a partir dessa conclusão, é possível defender que a pergunta e a curiosidade são potências para uma docência artesã na Educação Infantil.;
Abstract This dissertation explores the relationship between childhood (chronological and aionic), questioning, curiosity, and teaching in Early Childhood Education. Grounded in poststructuralist perspective and philosophy of childhood, drawing upon authors from philosophy, sociology, and education, especially Early Childhood Education, the research centered on the following question: how do Early Childhood Education teachers in the municipality of IvotiRS develop their teaching practices in response to children's questions and curiosities? To investigate and problematize this question, teachers from the Early Childhood Education stage of the municipal public network in Ivoti-RS were invited to respond to an online questionnaire. Ninety online forms were made available to teachers, resulting in a total of 23 responses. Analysis and problematization of the responses identified statements and utterances that emerged as expressions of a will to truth and a will to knowledge-power, reflecting the complex relationships that constitute teaching, childhood, children, questions, and curiosity in this context. As a result of the research, theoretical-practical concepts emerged from the narratives, representing the beginning of constructing a toolbox for the formation of teaching practices that seek to establish bonds with childhood(s). In summary, this research did not aim to establish definitive standards or judge correct or incorrect ways of teaching. Instead, its purpose was to map and problematize the diversity of forces that constitute the different modes of teachingknowing of the participants. From the analysis of the material produced by this group of teachers, it can be concluded that the modes of being a teacher stood out for their artisanal, welcoming, respectful, stimulating, and sensitive approach to childhood(s) and their times in the context of Early Childhood Education. And from this conclusion, it is possible to argue that questioning and curiosity are powers for artisanal teaching in Early Childhood Education.;
Palavras-chave Curiosidades; Docências; Educação Infantil; Infâncias; Perguntas; Curiosities; Teaching practices; Early childhood education; Childhoods; Questions;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-03-14;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13184;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística