Autor |
Doro, Daiane da Silva; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/9174222568041463; |
Orientador |
Fritsch, Rosangela; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5203131170203547; |
Co-orientador |
Pasinato, Darciel; |
Lattes do co-orientador |
http://lattes.cnpq.br/0365700249114929; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Busca ativa escolar: uma política de enfrentamento ao abandono escolar na rede municipal de São Leopoldo/RS no contexto pandêmico da Covid-19; |
Resumo |
Este trabalho é resultado de uma pesquisa acadêmica com o propósito de obter o título de Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Teve como tema uma política pública de enfrentamento ao abandono escolar no ensino fundamental em um sistema municipal de ensino. O objeto de estudo foi o projeto Busca Ativa Escolar, implementado no município de São Leopoldo/RS durante a pandemia da covid-19. A metodologia consistiu em uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso como método. Para coleta de dados, foram utilizados indicadores educacionais do censo, pesquisa documental e banco de dados do núcleo Busca Ativa da Secretaria Municipal de Educação (SMED). Os dados foram analisados a partir de análise documental (Cellard, 2008) e análise de conteúdo (Bardin, 2006). A fundamentação teórica abordou os conceitos de Política Pública, Busca Ativa e Abandono e Evasão Escolar. A análise dos indicadores educacionais apontou que, apesar de haver uma significativa diminuição nas taxas de reprovação e distorção idade/ano nos últimos dez anos, a taxa de abandono escolar mostrou mudanças menos evidentes, indicando uma maior estabilidade, originada pela complexidade intrínseca dos diversos fatores que estão associados ao fenômeno do abandono escolar. Por meio de coleta no banco de dados da Busca Ativa, foram obtidas informações provenientes de planilhas de encaminhamento de estudantes ao núcleo Busca Ativa da SMED e realizadas entrevistas com equipes diretivas referente ao período de 2020 a 2022, em que foram identificados como principais motivos do afastamento a falta de acesso a tecnologias, mudanças frequentes de domicílio, questões de saúde e a necessidade de trabalho para sustentar a família, revelando a exclusão educacional como consequência da vulnerabilidade social. Ao comparar as taxas em níveis municipal, estadual e nacional, percebeu-se a necessidade de ampliar a capacidade das instituições escolares municipais em lidar principalmente com os desafios relacionados a fatores externos à escola. Ficou evidente que o papel principal exercido pela Busca Ativa foi como mediador entre as famílias, setores internos e externos à Secretaria de Educação, ressaltando a necessidade de outras políticas intersetoriais integradas. Nesse sentido, um dos maiores efeitos da política Busca Ativa foi impulsionar a articulação entre as políticas, culminando na concretização do Centro Municipal de Educação (CEMEI) Paulo Freire, que ocorreu no decorrer desta pesquisa. Com base em documentos normativos internos, decretos e leis orientadoras das políticas educacionais, foram identificadas seis políticas que se articulam ao Busca Ativa no enfrentamento ao abandono: programa Mais Educa São Leo, Acelera, Educação para as Relações Étnico-Raciais, Conviver, Núcleo de Apoio à Pesquisa e Processo de Inclusão (NAPPI) e Programa de Sustentabilidade na Cidade (PESC).; |
Abstract |
This work is the result of an academic research with the purpose of obtaining the title of Master in Education from the Postgraduate Program in Education at Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). The theme of the investigation was a public policy that tackles school dropout in primary education in a municipal education system. The object of study was the Busca Ativa Escolar project, implemented in the municipality of São Leopoldo (Rio Grande do Sul) during the Covid-19 pandemic. The methodology consisted of exploratory research with a qualitative approach, using the case study as a method. For data collection, educational indicators from the census, documentary research and database from the SMED (the Municipal Secretary of Education) Active Search nucleus were used. The data were analyzed using document analysis (Cellard, 2008) and content analysis (Bardin, 2006). The theoretical foundation covered the concepts of Public Policies, Busca Ativa and Dropout and School Evasion. The analysis of educational indicators showed that despite there being a significant decrease in failure rates and age/year distortion in the last ten years, the school dropout rate showed less evident changes, indicating greater stability, caused by the intrinsic complexity of the various factors that are associated with the phenomenon of school evasion. Through data collection in the Busca Ativa database, information was obtained from student referral spreadsheets sent to the SMED Busca Ativa nucleus and interviews carried out with management teams from 2020 to 2022, in which the main reasons for dropping out were identified: lack of access to technology, frequent changes of residence, health issues and the need to work to support the family, revealing educational exclusion as a consequence of social vulnerability. When comparing rates at municipal, state and national levels, it was clear that there was a need to expand the capacity of municipal school institutions to deal mainly with challenges related to factors external to the school. It was evident that the main role played by Busca Ativa was as a mediator between families, and between internal and external sectors of the Department of Education, highlighting the need for other integrated intersectional policies. In this sense, one of the greatest effects of the Busca Ativa policy was to boost the articulation between policies, culminating in the implementation of the Paulo Freire Municipal Education Center (CEMEI), which occurred during the course of this research. Based on internal normative documents, decrees and laws guiding educational policies, six policies were identified that are linked to Busca Ativa when dealing with school evasion: the Mais Educa São Leo program, Acelera, Education for Ethnic-Racial Relations, Conviver, the Support Center to Research and Inclusion Process (NAPPI) and the City Sustainability Program (PESC).; |
Palavras-chave |
Abandono escolar; Evasão escolar; Busca ativa escolar; Pandemia; Políticas públicas; School dropout; School evasion; Pandemic; Public policies; Busca ativa; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-04-15; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13183; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |