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Direito à palavra: implantação da política pública de educomunicação na Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT)

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Autor Oliveira, Angélica Lisboa de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4190051340851678;
Orientador Veronese, Marilia Verissimo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9561090934034324;
Co-orientador Bento, Juliane Sant`Ana;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/4806556228518727;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Direito à palavra: implantação da política pública de educomunicação na Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT);
Resumo Esta dissertação de Mestrado em Ciências Sociais tratou de investigar a implementação de uma política de educomunicação na rede escolar do estado do Mato Grosso. A questão empírica serviu para aquilatar as condições de possibilidade de uma educação mais humanizada, a ser efetivada pelos propósitos da educomunicação.Compreende-se a educomunicação na interface da educação com a comunicação, como o diálogo necessário entre as tecnologias digitais, a produção de conhecimento e de informação e o fortalecimento das relações sociais. Investigou-se as potencialidades da educomunicação quando localmente institucionalizada como uma política pública educacional.Refletiu-se sobre o papel da educação na formação de cidadãos participativos e conscientes de sua responsabilidade como agentes de transformação social, habilitados ao combate à desinformação e capazes de ler criticamente os meios de comunicação. Realizou-se revisão bibliográfica acerca do tema central, da educação e das políticas públicas, o que permitiu apresentar conceitos em seus contextos de produção. A estratégia metodológica consistiu em entrevistas e questionários para acessar as condições de emergência e implementação da lei, analisadas por meio das representações em torno do tema por parte dos professores da rede básica de educação do Estado do Mato Grosso. Por fim, concluiu-se que as práticas educomunicativas têm o seu poder mobilizador fortalecido pelo potencial da educomunicação e toda a história que a constituiu. Institucionalizá-la através de uma Lei legitima o debate público e a potencializa como política pública educacional no ensino formal, de modo que os/as professores/asse apropriem das práticas educomunicativas não mais como mero recurso instrumental, mas compreendendo a riqueza que existe nessa interface da educação e da comunicação. Conclui-se que é preciso seguir educomunicando para que as conquistas e o acúmulo desse conhecimento no decorrer da sua institucionalização não se percam.;
Abstract This Master's thesis in Social Sciences investigated the implementation of na educommunication policy in the public school sistem in the state of Mato Grosso, Brazil. The empirical question served to assess the conditions of possibility in favor of a more humanized education, to be carried out for the purposes of educommunication. Educommunication is understood in the interface between education and communication, as a necessary dialogue between digital technologies, the production of knowledge and information and the strengthening of interperson alrelationships. It investigated the potential of educommunication when locally institutionalized as a public educational policy. The research also reflected on the role ofeducation in the formation of participatory citizens who are aware of their responsibility as agents of social transformation, capable of combating disinformation and capable of critically reading the media. A bibliographic review was carried out on the central theme, education and public policies, which allowed the presentation of concepts in their production contexts. The methodological strategy consisted of interviews and questionnaires to Access the emergency conditions and implementation of the law, analyzed through representations of teachers of the basic education sistem in the State of Mato Grosso. It was concluded that educommunication practices have their mobilizing Power strengthened by the potential of educommunication and the entire history that constituted it. Institutionalizing it through a Law, legitimizes the public debate and empowers it as na educational public policy in formal education, so that teachers take ownership of educommunication practices no longer as a mere instrumental resource, but understanding its wealth. It is necessary to continue educommunicating so that the achievements and the accumulation of knowledge during its institutionalization are notwasted.;
Palavras-chave Educação; Comunicação; Educomunicação; Políticas públicas; Education; Communication; Educommunication; Public policy;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Sociologia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-12-05;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13143;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais;


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