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Mentalidades matemáticas: um estudo sobre o ensino e aprendizagem da matemática

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Autor Barth, Carolina;
Orientador Wolff, Rosane;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3925410895884455;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Mentalidades matemáticas: um estudo sobre o ensino e aprendizagem da matemática;
Resumo A neurociência tem explicado as diferentes formas como o nosso cérebro é capaz de crescer e mudar constantemente. Nesse contexto, foi possível formular o conceito de mentalidades matemáticas que se tornou foco dessa investigação ao procurar entender como as diferentes relações com a matemática podem influenciar de maneira positiva ou negativa a aprendizagem e o gosto pela matéria. Para isso, buscou-se compreender como os erros, as mensagens transmitidas por familiares e professores, e o senso numérico podem ser abordados sob a perspectiva das mentalidades matemáticas. Como problematização, o estudo procura entender como são os diferentes tipos de mentalidades e que tipos de ações podem ser implementadas, tanto dentro como fora da sala de aula, para que crianças e adolescentes se interessem por aprender matemática. O referencial teórico é fundamentado em várias obras de Jo Boaler (2018, 2019, 2020) e Carol Dweck (2017). Já metodologia é tanto qualitativa como quantitativa, envolvendo a aplicação de questionários com alunos do Ensino Fundamental ao Médio, assim como com pais e responsáveis. Também, foram realizadas entrevistas com professores de matemática do ensino Fundamental ao Médio, cuja participação foi essencial para relacionar com as informações obtidas pelos questionários. Os resultados desta pesquisa evidenciam que diversos fatores têm uma influência significativa no ensino e aprendizagem da matemática. Verificou-se que muitos pais e alunos ainda têm a percepção de que a matemática requer rapidez e que apenas alguns têm um "dom" natural para aprendê-la. Além disso, há a crença de que a matemática consiste em um conjunto de regras a serem memorizadas, sem a utilização de diferentes conceitos matemáticos para resolver problemas semelhantes. Também, a partir dos questionários dos alunos, foi possível perceber que nem sempre uma boa relação é estabelecida entre professor e aluno. Também, os erros são vistos pelos três públicos como algo positivo no processo de aprendizagem. Esses fatores contribuem para a formação de mentalidades fixas em relação à matemática. A percepção de que a matemática exige um "dom" e a ênfase na memorização de regras cria barreiras de aprendizagem e afeta o senso numérico dos estudantes, que já está defasado devido à pandemia de 2019. Nesse sentido, é necessário revisar os conteúdos anteriores, de forma que faça sentido para os estudantes, trabalhando com situações do cotidiano e os conhecimentos prévios dos alunos. Apesar dos erros serem vistos como algo construtivo, é importante promover uma abordagem adequada em relação aos erros, para que sejam vistos como oportunidades de aprendizagem. E por fim, a relação entre professor e aluno também desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem. Quando não há uma boa relação entre ambas as partes, o interesse pela matéria é comprometido, afetando também a aprendizagem. Portanto, é crucial criar um ambiente propício ao aprendizado, que promova uma relação saudável entre os dois. Considerando esses aspectos, compreende-se a importância do estudo para proporcionar aos estudantes uma experiência de aprendizagem mais enriquecedora e motivadora, a fim de superar as barreiras e estimular o interesse pela matemática.;
Palavras-chave Matemática; Mentalidades matemáticas; Ensino-aprendizagem; Senso numérico;
Tipo TCC;
Data de defesa 2023-06-29;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13083;
Nivel Graduação;
Curso Matemática;


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