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Escola é lugar de… educação como prevenção de violência de gênero em São Leopoldo/RS

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Autor Koenig, Gabriela Dávila;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3840539271167255;
Orientador Vieira, Miriam Steffen;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1962233945232825;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Escola é lugar de… educação como prevenção de violência de gênero em São Leopoldo/RS;
Resumo Essa dissertação analisa as relações de gênero na escola objetivando refletir a respeito das possibilidades da educação como ferramenta de prevenção da violência de gênero. Portanto, questionando as construções de gênero através da educação e como essas se desenvolvem, este trabalho irá investigar inicialmente, as normativas que pautam a educação nacional, municipal e local para, posteriormente, observar práticas escolares que podem colaborar ou não para a instrumentalização da educação na prevenção da violência de gênero. Para tanto, foi realizada uma etnografia do espaço escolar, desenvolvida a partir de observação participante (Eckert e Rocha, 2008), que teve como referência a Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Cândido Xavier, localizada no município de São Leopoldo/RS, no período de 03/06/2022 à 05/05/2023, aliada à análise documental do Plano Nacional de Educação (2014-2024), no Plano Municipal de Educação (2014-2024) e no Regimento Escolar (2019). A análise utilizou o conceito de gênero tal como proposto por Joan Scott (1985) e Raewyn Connell (2016), enfatizando as relações de poder que permeiam e constroem as relações de gênero por meio de disputas e dinâmicas sociais. Através das lentes de Guacira Lopes Louro (1997), explorei as práticas de gênero no campo da educação buscando apresentar formas como ambos os sistemas são conectados e se constroem mutuamente. Já os entendimentos sobre educação serão guiados pelas concepções de Paulo Freire (1996) e bell hooks (2017), que propagam a educação popular pautada na autonomia e liberdade, e pelas abordagens antropológicas da educação sob a perspectiva de Sandra Tosta (2020), traçando paralelos entre educação e cultura.;
Abstract This dissertation investigates gender relations within educational settings, with the aim of exploring education's potential as a tool to prevent gender-based violence. Consequently, it delves into an examination of gender constructs through educational processes and their evolution. The initial focus centers on an exploration of the norms that guide national, municipal, and local education systems. Subsequently, the study delves into school practices, assessing their potential contributions, or lack thereof, to the role of education in preventing gender violence. To accomplish this objective, the research employs an ethnographic study of a school environment, utilizing participant observation methods inspired by Eckert and Rocha (2008). The investigation is centered around the Municipal Elementary School Francisco Cândido Xavier, located in São Leopoldo/RS, during the period from 06/03/2022 to 05/05/2023. In conjunction with this approach, an analysis of relevant documents, including the National Education Plan (2014-2024), the Municipal Education Plan (2014-2024), and the School Regulations (2019), is conducted. In the analysis of gender, the framework proposed by Joan Scott (1985) and Raewyn Connell (2016) is employed. This framework shines a spotlight on the power dynamics inherent in and shaping gender relations through societal conflicts and interactive dynamics. The exploration of gender practices within the realm of education is informed by Guacira Lopes Louro's perspective (1997), which emphasizes the interconnection and mutual construction of both systems. Further enriching this perspective, the philosophies of bell hooks (2017) are introduced to the discourse, advocating for a popular education grounded in autonomy, freedom, and participatory learning. Additionally, anthropological insights into education, as viewed through the lens of Sandra Tosta (2020), are integrated, drawing parallels between education and culture. By engaging with these diverse perspectives, the dissertation aims to shed light on the intricate interplay between education, gender, power, and cultural dynamics within the context of preventing gender violence.;
Palavras-chave Educação; Violência de gênero; Direitos humanos; Cidadania; Education; Gender violence; Human rights; Citizenship;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Sociologia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-10-09;
Agência de fomento UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12903;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais;


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