Resumo:
Esta dissertação versa sobre um estudo envolvendo a aplicabilidade do Teletrabalho na Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul – Brasil – a partir da sua experimentação durante a pandemia de Covid-19 (março/2020 - junho/2023). Foram trazidos conceitos de Direito Administrativo, Governança e Gestão Pública como preâmbulo para fundamentar tal premência com traços de modernização do serviço público e os benefícios em potencial que podem resultar do Teletrabalho. Buscou-se levantar dados acerca dos indicadores capazes de mensurar a produtividade dos servidores em trabalho remoto e as características voltadas para esse processo, assim como o respectivo impacto no que tange à possibilidade de aprimoramento das avaliações de desempenho. A metodologia aplicada consiste no método de análise de conteúdo Bardin, de caráter qualitativo, utilizando a entrevista em profundidade e a respectiva análise documental como instrumentos para coleta de evidências. Objetivouse, outrossim, analisar e propor métricas para aferir os resultados do Teletrabalho, averiguando, ademais, a economicidade e a autonomia proporcionada pela ferramenta em questão, bem como se há condições que justifiquem melhores resultados tanto quantitativa quanto qualitativamente. Foi constatado que o Teletrabalho vem sendo praticado por cerca de 80% dos servidores no momento desta pesquisa, além de fazer parte de um processo iniciado em março de 2020, o qual manteve os resultados históricos de atuação na instituição analisada, com avanços em determinados pontos.