Autor |
Gallo, Lívia Amarante; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7734286437228357; |
Orientador |
Ramírez, Hernán Ramiro; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3958588915779963; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A American Historical Association e a profissionalização da história nos Estados Unidos, 1884-1915; |
Resumo |
A American Historical Association (AHA) foi fundada em 1884 para ser uma associação
profissional dedicada ao avanço dos estudos históricos nos Estados Unidos e, desde os seus primeiros dias, atuou em função da conquista das condições para que as atividades em história (pesquisa, ensino e gestão de documentos) pudessem ser realizadas profissionalmente. Diferente do que ocorria em outras nações, em que a história também era transformada em campo científico, os historiadores americanos não puderem contar com grande envolvimento do poder público federal para que os meios básicos para a sua realização (como as políticas de preservação de documentos históricos) fossem garantidos. Os anos abrangidos por este estudo foram de constituição da AHA como principal agente promotor das condições para que as profissões em história fossem viáveis, em um primeiro momento, através da busca ativa por alianças com o governo federal e, em um segundo, tomando para si as iniciativas para que isso ocorresse. Cada um desses meios correspondeu a uma concepção sobre que tipo de historiador deveria ser valorizado naquele microcosmo, se os diletantes ou os disciplinados, de modo que
os seus primeiros 31 anos foram de disputas entre defensores de cada uma dessas posições sobre o controle da associação e, consequentemente, sobre a política que guiaria as suas ações.; |
Abstract |
The American Historical Association (AHA) was established in 1884 as a professional
association dedicated to the advancement of historical studies in the United States. Since its early days, the AHA has worked towards achieving the conditions for the professional practice of history, including research, teaching, and document management. Unlike in other nations where history was also being recognized as a scientific field, American historians faced challenges in obtaining federal government support for basic resources, such as historical document preservation. This study encompasses the period when the AHA emerged as the main promoter of the necessary conditions for viable careers in history. Initially, they actively sought alliances with the federal government, and later took the initiative in creating those conditions themselves. Each approach reflected a different conception of the valued historian within that microcosm – whether dilettantes or disciplined, so that the association’s first 31 years were marked by disputes between advocates of each position, struggling for control of the association and the policies guiding its actions.; |
Palavras-chave |
História institucional da historiografia; Historiografia norte-americana; American Historical Association; Profissionalização da história; Institutional history of historiography; Professionalization of history; North American historical enterprise; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::História; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2023-09-01; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12852; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em História; |