Autor |
Alencastro, Fernanda de Oliveira; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4624972425244135; |
Orientador |
Almeida, Caroline Medeiros Martins de; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2597529134963449; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
O professor-gestor, as tecnologias digitais e just in time teaching: um olhar sob a experiência de professores-gestores educacionais; |
Resumo |
O presente estudo teve como tema os professores-gestores educacionais, as tecnologias digitais e a metodologia ativa denominada como Just in Time Teaching (Ensino sob Medida). Seu principal objetivo foi investigar o papel de professor-gestor, e como percebem o uso de tecnologias digitais e da metodologia ativa just in time teaching, a partir da experiência de professores-gestores educacionais relacionados à uma Edtech. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa para a qual o procedimento adotado foi o de estudos de múltiplos casos, com coleta realizada a partir de um organizador prévio e entrevistas abertas com roteiro semiestruturado e para análise dos dados foi adotada a análise de discurso. Como principais resultados pode-se mencionar a identificação de etapas em comum nos caminhos e trajetórias dos profissionais professores-gestores entrevistados, seus desafios, e motivações. Também foi possível identificar recomendações de tecnologias e formas de uso em sala de aula e na gestão bem como as percepções destes profissionais quanto à estratégia de metodologia ativa Just in Time Teaching. Ademais, foi construído um documento referência compartilhando práticas recomendadas pelos entrevistados para outros docentes que estão aderindo à dupla função de professor-gestor.; |
Abstract |
The theme of this study was the academic managers, digital technologies, and the
active methodology called Just in Time Teaching. The main objective was to investigate the role of academic manager, and how they perceive the use of digital technologies and the active just-in-time teaching methodology, based on the experience of academic managers related to na Edtech. This is a research with a qualitative approach, for which the procedure adopted was that of multiple case studies, with collection carried out from a previous organizer and open interviews with a semi-structured script speech. As main results, is possible to mention the identification of common steps in the paths and trajectories of the academic managers interviewed, their challenges, and motivations. It was also possible to identify recommendations for technologies and ways of using them in the classroom and management, as well as the perceptions of these professionals regarding the Just in Time Teaching active methodology strategy. Furthermore, a reference document was created sharing practices recommended by the interviewees for other teachers who are adhering to the dual role of academic manager.; |
Palavras-chave |
Professor-gestor; Ensino sob medida; Tecnologias digitais; Academic manager; Just in time teaching; Digital technologies; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2023-07-18; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12779; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |