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A Educação em direitos humanos nos ambientes escolares e a parceria de Defensores Públicos para seu fomento em tempos de intolerância

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Autor Johann, Cristiaine Angelita;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5923169758767904;
Orientador Weschenfelder, Viviane Inês;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6064352088824024;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A Educação em direitos humanos nos ambientes escolares e a parceria de Defensores Públicos para seu fomento em tempos de intolerância;
Resumo A presente dissertação tem como foco a Educação em direitos humanos nas escolas públicas de Educação Básica na região do Vale dos Sinos/RS. Decorre da preocupação com o crescimento do discurso de autoritarismo e intolerância a partir de 2018 no seio da sociedade brasileira, bem como da percepção de sua fragilidade democrática. Aborda os desafios para essa educação e as possibilidades de contribuição dos Defensores Públicos, por meio de atividades desenvolvidas a partir de um projeto social. Foram utilizados referenciais teóricos que versam sobre a temática, envolvendo autores da área da Educação, como Aida da Silva (2010; 2011; 2013); Cláudio Dalbosco (2011; 2021); Gert Biesta (2021); e, Vera Candau (2008; 2012); da Filosofia, Paulo Carbonari (2015; 2019; 2020; 2021); e, da Sociologia, Eduardo Bittar (2007; 2008; 2014; 2021) e Theodor Adorno (2020). A pesquisa foi desenvolvida a partir do método de pesquisa participante, de cunho qualitativo e quantitativo, com análise de dados coletados de março a dezembro de 2022, a partir de atividades realizadas com estudantes da região e professores participantes do grupo de pesquisa e formação do Laboratório em Docência Equidade Racial, da Unisinos. Os resultados indicam a persistência de preconceitos enraizados e de visões equivocadas acerca da expressão direitos humanos e do que ela representa, a insuficiência de cursos de formação continuada aos docentes, evidenciando a necessidade de maior incentivo governamental à Educação. Indicam também o receio dos professores para essa Educação em direitos humanos em razão de reações de familiares, apontando para o benefício dessas atividades feitas por Defensores Públicos na dimensão de sensibilização, esclarecimento, apoio e força. Em relação aos discentes, indicaram benefício para o respeito às diferenças e o combate à violência, revelando uma visão equivocada dos menores a respeito de sua responsabilização pela prática de ilícitos e grande interesse por conhecimentos jurídicos (das mais diversas áreas) que podem contribuir para o exercício da cidadania. Os dados justificam a necessidade de mudança paradigmática na atuação dos Defensores Públicos, podendo contribuir mais diretamente na educação em direitos humanos.;
Abstract This dissertation focuses on human rights education in public basic education schools in the Vale dos Sinos/RS region. It arises from concern about the growth of the discourse of authoritarianism and intolerance from 2018 onwards within Brazilian society, as well as the perception of its democratic fragility. It addresses the challenges for this education and the possibilities for Public Defenders to contribute, through activities developed from a social project. Theoretical references were used that deal with the theme, involving authors from the field of Education, such as Aida da Silva (2010; 2011; 2013); Cláudio Dalbosco (2011; 2021); Gert Biesta (2021); and, Vera Candau (2008; 2012); of Philosophy, Paulo Carbonari (2015; 2019; 2020; 2021); and, from Sociology, Eduardo Bittar (2007; 2008; 2014; 2021) and Theodor Adorno (2020). The research was developed using the participatory research method, of a qualitative and quantitative nature, with analysis of data collected from March to December 2022, based on activities carried out with students from the region and teachers participating in the Laboratory's research and training group in Racial Equality Teaching, from Unisinos. The results indicate the persistence of deep-rooted prejudices and mistaken views regarding the expression human rights and what it represents, the insufficiency of continuing training courses for teachers, highlighting the need for greater government incentives for Education. They also indicate the teachers' fear of this Human Rights Education due to reactions from family members, pointing to the benefit of these activities carried out by Public Defenders in the dimension of awareness, clarification, support and strength. In relation to the students, they indicated a benefit to respecting differences and combating violence, revealing a mistaken view of minors regarding their responsibility for committing illegal acts and a great interest in legal knowledge (from the most diverse areas) that can contribute to the exercise of citizenship. The data justify the need for a paradigmatic change in the work of Public Defenders, which can contribute more directly to human rights education.;
Palavras-chave Educação em direitos humanos; Defensores públicos; Educação básica; Formação continuada; Tempos de intolerância; Human rights education; Public defenders; Basic education; Continuing education; Times of intolerance;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-08-04;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12761;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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