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Relação entre a qualidade de serviços e a performance financeira em uma instituição de ensino para educação básica

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metadataTrad.dc.contributor.author Fontes, Rodrigo Guedes;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/3731614562161341;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Santini, Fernando de Oliveira;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/5561111957141119;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Relação entre a qualidade de serviços e a performance financeira em uma instituição de ensino para educação básica;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta dissertação apresenta um estudo sobre a relação entre a qualidade de serviços e a performance financeira em uma instituição de ensino para educação básica. O problema central investigado deste trabalho se deve ao fato de que o desenvolvimento de qualquer sistema educacional depende de avaliação, e esta carece de modelos suficientes e completos que forneçam parâmetros comparáveis, confiáveis e adequados para as decisões de gestão e ensino. Para tal, o trabalho foi dividido em capítulos que abordam meu aprofundamento sobre o tema, as minhas inquietações e o caminho metodológico que inclui um questionário estruturado como técnica de coleta de dados. A abordagem metodológica do estudo é quantitativa, de cunho descritivo, utilizando-se o método indutivo. A estrutura utilizada é a escala SERVQUAL adaptada para o contexto educacional. A população alvo foram os familiares dos estudantes do Colégio São Francisco Xavier, que atualmente perfazem um total de 1135 estudantes e que possibilitaram a obtenção de dados a partir do ponto de vista dos pesquisados. Ao empregar a escala Servqual e suas variações, foram identificadas diversas lacunas na prestação de seus serviços. O objetivo é desenvolver ações para corrigi-las, de modo que atenda às expectativas dos clientes, garantindo a satisfação e fidelização. Outro aspecto importante que foi identificado na pesquisa é a identificação de pontos fortes do Colégio, que podem ser utilizados como uma vantagem competitiva frente a seus concorrentes. Portanto, concluiu-se que o desempenho da Instituição estudada em relação às expectativas dos familiares acerca da qualidade em serviço apresentou a existência de lacunas em quatro das cinco dimensões.;
metadataTrad.dc.description.abstract This dissertion presents a research about a relationship between a quality service and a financial performance for a basic education institutions. The central problem investigated in this work is due to the fact that the development of any educational system depends on evaluation, and this lacks sufficient and complete models that provide comparable, reliable and adequate parameters for management and teaching decisions. This work is, divided in chapters that detail about the subject, my concerns and methodological path that includes a strutured questionar as a data collection technique. The methodological approach of the study is quantitative, descriptive, using the inductive method. The structure used is the SERVQUAL scale adapted to the educational context. The target population was the families of students from Colégio São Francisco Xavier, who currently make up a total of 1135 students and who made it possible to obtain data from the point of view of those surveyed. When using the Servqual scale and its variations, several gaps in the provision of its services were identified. The objective is to develop actions to correct them, so that it meets customer expectations, ensuring satisfaction and loyalty. Another important aspect that was identified in the research is the identification of the College's strengths, which can be used as a competitive advantage over its competitors. Therefore, it was concluded that the performance of the institution studied in relation to the expectations of family members about the quality of service presented gaps in four of the five dimensions.;
metadataTrad.dc.subject Educação básica; Prestação de serviços; Percepção de qualidade; Servqual; Elementary education; Services provision; Quality perception;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2022-11-29;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12645;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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