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As construções curriculares em redes municipais de ensino: um estudo sobre diretrizes políticas e escolhas de gestão em municípios da região serrana do Rio Grande do Sul

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Autor Lopes, Edson;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8805226692599896;
Orientador Ghisleni, Ana Cristina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6448185346010413;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título As construções curriculares em redes municipais de ensino: um estudo sobre diretrizes políticas e escolhas de gestão em municípios da região serrana do Rio Grande do Sul;
Resumo O currículo é abordado neste trabalho a partir do contexto de três cidades gaúchas pertencentes ao Conselho Regional de Desenvolvimento Campos de Cima da Serra. Assim, o problema de pesquisa pergunta: como ocorrem os processos de construção e implantação do currículo nos anos finais do ensino fundamental em redes municipais, no que diz respeito às diretrizes nacionais e às suas apropriações locais, considerando as perspectivas da gestão educacional em três cidades do Rio Grande do Sul? É possível confirmar que o currículo é um instrumento de grande importância na construção da identidade e na oferta de uma educação de qualidade, o que atendeu ao objetivo geral aqui estabelecido, que foi estudar os processos de construção curricular das cidades de Vacaria, Bom Jesus e Esmeralda, considerando o posicionamento e a atuação das gestões dos sistemas educacionais no que concerne aos anos finais do ensino fundamental, analisando os atravessamentos políticos e pedagógicos implicados nessa construção. Ao longo deste trabalho, são abordados temas relacionados aos processos educacionais, à atuação docente, à gestão democrática e à gestão da escola, bem como questões legais presentes nesses tópicos. Também são analisadas as diretrizes nacionais, em especial a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a Base Nacional Comum Curricular, cujos alinhamentos são percebidos nos documentos orientadores das três redes de ensino. Além disso, dentro deste estudo de caso são analisados documentos e há a realização de entrevistas semiestruturadas com as responsáveis pelos setores pedagógicos, o que possibilita identificar convergência entre as atividades realizadas dentro das referidas cidades. Também é evidenciado comprometimento para atender as diretrizes em questão, considerando-se a complexidade dos processos envolvendo o currículo e o grau de responsabilidade que a gestão educacional carrega. Por fim, propõe-se um plano de intervenção com vistas a constituir, de maneira sistemática e com maior envolvimento docente, o processo de reestruturação curricular. Ao cabo, verifica-se que ainda há possibilidades de aprofundar os estudos aqui realizados, visando aproximação ainda maior das perspectivas dos professores sobre a implantação do currículo e as apropriações locais feitas na prática pedagógica de sala de aula.;
Abstract The curriculum is approached in this study within the context of three cities in the state of Rio Grande do Sul, belonging to the Regional Council of Development of Campos de Cima da Serra. Thus, the research problem asks: how do the processes of curriculum construction and implementation occur in the final years of elementary education in municipal networks, regarding national guidelines and their local appropriations, considering the perspectives of educational management in three cities in Rio Grande do Sul? It is possible to confirm that the curriculum is an instrument of great importance in the construction of identity and the provision of quality education, which fulfilled the general objective established here, which was to study the curricular construction processes in the cities of Vacaria, Bom Jesus, and Esmeralda, considering the positioning and actions of educational system management regarding the final years of elementary education, analyzing the political and pedagogical implications involved in this construction. Throughout this study, topics related to educational processes, teaching practices, democratic management, and school administration are addressed, as well as legal issues present in these topics. National guidelines are also analyzed, especially the Law of Guidelines and Bases for Education and the National Common Curricular Base, whose alignments are perceived in the guiding documents of the three educational networks. Furthermore, within this case study, documents are analyzed and semi-structured interviews are conducted with those responsible for the pedagogical sectors, allowing for the identification of convergence between the activities carried out within the mentioned cities. A commitment to meeting the guidelines in question is also evidenced, considering the complexity of the processes involving the curriculum and the level of responsibility that educational management carries. Finally, an intervention plan is proposed with the aim of systematically restructuring the curriculum process with greater teacher involvement. In conclusion, it is found that there are still possibilities to further deepen the studies conducted here, aiming for an even closer approximation of teachers' perspectives on curriculum implementation and local appropriations made in classroom pedagogical practice.;
Palavras-chave Currículo; Educação Básica; BNCC; Gestão educacional; Curriculum; Basic education; Educational management;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-04-24;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12644;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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