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Atitude de design estratégico: desenvolvimento e aplica-ção de instrumento de pesquisa no contexto de P&D de alimentos

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Autor Leonhardt, Cristina;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0532450589248487;
Orientador Costa, Filipe Campelo Xavier da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7106471704531411;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Atitude de design estratégico: desenvolvimento e aplica-ção de instrumento de pesquisa no contexto de P&D de alimentos;
Resumo O presente trabalho desenvolveu um instrumento de pesquisa para mensu-rar a Atitude de Design Estratégico em indivíduos com diferentes fluências em De-sign (profissionais de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de alimentos e designers, n=190). Apesar da relevância de suas contribuições para as organizações, o Design Estratégico tem presença tímida na indústria de alimentos. Uma forma de estabele-cer uma ponte é através da área de P&D, envolvida na inovação e em projetos de novos alimentos. Compreendendo as atitudes individuais dos profissionais deste setor, pode-se facilitar a penetração da Cultura de Design nestas organizações, a partir de uma perspectiva de mudança organizacional a partir de projetos (do tipo bottom-up). Pesquisas anteriores argumentaram que a Atitude de Design Estratégi-co é formada por 7 variáveis independentes: Visão Metaprojetual, Construção Cole-tiva, Conexão de Múltiplas Perspectivas, Criatividade, Empatia, Tolerância à Ambi-guidade, Engajamento com a Estética. O instrumento final contou com 42 itens, que avaliavam também a relação desta Atitude com 5 variáveis dependentes relevantes para a inovação: aprendizados do time, satisfação com o processo, saídas de inova-ção, abrangência das saídas e projetação de cenários. O processo de validação teó-rica e semântica demonstrou a distância entre as duas culturas profissionais, o que desafia a aplicação de um instrumento único para medir a Atitude de Design Estra-tégico em qualquer indivíduo, independentemente de sua formação. Um modelo conceitual, prevendo as relações entre as variáveis independentes, dependentes e a Atitude de Design, com a variável de controle fluência em Design, foi validado através da modelagem de equações estruturais, com ajuste mediano. Não foram encontradas relações significativas entre as variáveis independentes e a Atitude de Design Estratégico, o que conflita com pesquisas anteriores no tema. Todas as vari-áveis dependentes tiveram relações significativas com a Atitude de Design Estraté-gico. Um modelo conceitual alternativo, em que a Atitude de Design Estratégico é formada apenas pela Construção Coletiva e o Engajamento com a Estética, encon-trou relações significativas e um bom ajuste. Reflexões sobre a construção de ins-trumentos inter-culturas e perspectivas para pesquisas futuras são oferecidas.;
Abstract The present work developed a survey instrument to measure the Strategic Design Attitude in individuals with different fluencies in Design (food Research and Development (R&D) professionals and designers, n=190). Despite the relevance of its contributions to organizations, Strategic Design has a limited presence in the food industry. One way to establish a bridge is through the R&D area, involved in innovation and new food projects. By understanding the individual attitudes of pro-fessionals in this sector, the penetration of Design Culture into these organizations can be facilitated from a bottom-up perspective. Previous research has argued that the Strategic Design Attitude is formed by 7 independent variables: Metaprojectual View, Collective Building, Connecting Multiple Perspectives, Creativity, Empathy, Ambiguity Tolerance, Engagement with Aesthetics. The final instrument had 42 items, which also assessed the relationship of this Attitude with 5 dependent varia-bles relevant to innovation: team learning, process satisfaction, innovation out-comes, breadth of outcomes, and scenario design. The theoretical and semantic val-idation process demonstrated the distance between the two professional cultures, which challenges the application of a single instrument to measure the Strategic Design Attitude in any individual, regardless of his or her background. A conceptual model, predicting the relationships between the independent, dependent variables and Design Attitude, with the control variable Design fluency, was validated through structural equation modeling, with a median fit. No significant relationships were found between the independent variables and Strategic Design Attitude, which con-flicts with previous research on the topic. All dependent variables had significant relationships with Strategic Design Attitude. An alternative conceptual model, in which the Strategic Design Attitude is formed only by Collective Construction and Engagement with Aesthetics, found significant relationships and a good fit. Reflec-tions on cross-cultural instrument construction and perspectives for future research are offered.;
Palavras-chave Atitude de design estratégico; Design estratégico; Pesquisa e desenvolvimento; Food design; Alimentos; Strategic design attitude; Strategic design; Research and development; Food;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-04-10;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12598;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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