Resumo |
O presente trabalho possui como propósito compreender quais as definições de cultura constituem o discurso de um grupo de professoras, buscando problematizar, entre outros aspectos, “a conhecida e inexorável ambiguidade do conceito”. Para responder a esta pergunta, definiram-se como como objetivos: a) abordar o conceito de cultura, tendo em vista seu caráter polissêmico; b) discutir alguns elementos acerca da formação cultural de professores, destacando sua importância; c) e, por fim, reunir pistas, a partir de um questionário online realizado com docentes, com o intuito de organizar definições de cultura por e para professores. A pesquisa se configura, portanto, como um estudo qualitativo, a partir do uso de um questionário online como técnica de pesquisa, o qual abarca um conjunto de perguntas com imagens. A análise dos dados obtidos, por sua vez, sugere duas ênfases no que se refere à compreensão de cultura por um grupo de 11 professoras: a primeira delas diz respeito à priorização e à valorização de práticas culturais locais, que (re)afirmam as identidades dos espaços em que elas, alunos e crianças estão inseridos, fazendo ver uma leve predominância do conceito particularista de cultura; e a segunda evidencia o quanto existe hoje o que poderíamos chamar de um “repertório escolar”, ao qual, muitas vezes, a escolha das professoras fica circunscrita, diminuindo, assim, as chances de a escola se constituir enquanto espaço de ampliação do repertório cultural. Assim sendo, reforça-se a importância de uma formação cultural de professores, que se ancore em uma concepção ampliada de cultura, diretamente relacionada à ideia de diversidade cultural.; |