Resumo |
A docência exercida por homens na educação infantil ainda resulta em suspeita, desconfiança e outros estereótipos. Estes sentidos se tornam ainda mais fortes quando se aborda o cuidado na educação infantil tendo o professor homem como responsável por este cuidado. De outro modo, o cinema, como artefato cultural e pedagógico, torna-se um grande disseminador de sentidos na sociedade, o que exige um olhar cauteloso e crítico de escolas e docentes sobre os produtos cinematográficos. Com isto, foi importante entrelaçar docência e cinema para investigar de que modos o cinema contribui para a construção de sentidos sobre docência e cuidado exercidos por professores homens que trabalham com crianças. Utilizam-se os campos teóricos dos Estudos em Docência e dos Estudos de Gênero, na perspectiva pós-estruturalista, para analisar dois produtos cinematográficos distintos: o filme dinamarquês A caça e o documentário francês Ser e ter. A partir da investigação realizada, estereótipos acerca da docência exercida por homens são problematizados — professor homem abusador e autoritário, por exemplo, marcando concepções construídas social e historicamente. Também foi possível realizar um movimento analítico de desconstrução em relação à desconfiança/suspeita sobre o professor homem no trabalho com crianças, a partir da responsabilidade pedagógica e da docência cuidadosa.; |