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Articulações entre o documento orientador do currículo do território de São Leopoldo/Rs e as práticas desenvolvidas: um olhar para o currículo da infância

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metadataTrad.dc.contributor.author Rosa, Maria Da Graça Lima Da;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Silva , Roberto Rafael Dias da;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/3180659616699939;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Articulações entre o documento orientador do currículo do território de São Leopoldo/Rs e as práticas desenvolvidas: um olhar para o currículo da infância;
metadataTrad.dc.description.resumo O presente estudo tem como foco compreender como se desenvolve o currículo da infância no século XXI, tendo como foco de pesquisa as práticas desenvolvidas no município de São Leopoldo. O objetivo geral desse trabalho busca compreender de que forma o currículo vem sendo construído na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental do município de São Leopoldo/RS, de modo que haja uma valorização da infância. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, através da análise do Documento Orientador do Currículo do Território de São Leopoldo/RS, com o intuito de compreender de que forma o conceito de infância está sendo desenvolvido nas escolas do município de São Leopoldo. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro docentes que atuam na educação básica, duas que atuam na educação infantil e duas que atuam no ensino fundamental, além dos estudos acerca da infância e currículo. Evidenciou-se neste estudo, a partir da análise documental, que o munícipio de São Leopoldo tem uma preocupação em zelar pelos direitos das crianças e assegurar uma educação de qualidade, baseada em um ensino pela pesquisa, visando formar alunos ativos e críticos que estejam preparados para enfrentar as significativas mudanças em nossa contemporaneidade. Além disso, pode-se verificar, com embasamento nos diálogos com as professoras entrevistadas, que todas têm uma preocupação com a transição das etapas, visando que haja um elo entre essas duas etapas da educação básica. Constatou-se, portanto, que as práticas desenvolvidas no município de São Leopoldo buscam desenvolver esse currículo da infância para a diversidade, estando em coerência com o que se propõe no Documento Orientador do Currículo do Território de São Leopoldo.;
metadataTrad.dc.subject Currículo; Infâncias; Transição das etapas; Educação Básica;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-02-07;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12535;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Pedagogia;


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