RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Práticas avaliativas e concepções de leitura no município de São Sebastião do Caí

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Grohe, Luana Lunkes;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Schuler, Betina;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/5324014715865436;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Práticas avaliativas e concepções de leitura no município de São Sebastião do Caí;
metadataTrad.dc.description.resumo O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve início a partir da inquietação que buscava entender como ocorre a avaliação das práticas de leitura e quais as suas implicações em escolas da cidade de São Sebastião do Caí. Dessa forma, para colocar essa problematização em deslocamento, buscou-se descrever quais são as práticas avaliativas e como elas carregam concepções de leitura em turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, a fim de analisar de que forma essas práticas avaliativas de leitura podem trazer implicações para a vida dos alunos e das alunas, segundo a percepção das professoras. As análises foram realizadas a partir de autores e autoras como: Sibilia, Foucault, Veiga-Neto, Barthes, Larrosa, Schuler, Corazza, Aquino, Han e Silva. Dessa forma, para ir em busca dos objetivos estabelecidos, realizou-se um questionário com professoras de turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental das redes estadual e municipal do município de São Sebastião do Caí. Ao analisar as narrativas trazidas pelas docentes, foi possível identificar algumas regularidades, sendo que foram considerados dois pontos com maior relevância para examinar na presente pesquisa. Após esse processo, conclui-se que a escola contemporânea opera a partir das competências e está atravessada por avaliações tecnicistas e moralizantes. No entanto, foi possível perceber que essa mesma escola atravessada pelas condutas mencionadas acima ainda se mostra como um espaço oportuno para a realização de uma leitura que desconforta e que pode possibilitar a experiência e a fruição.;
metadataTrad.dc.subject Avaliação escolar; Competências; Leitura; Experiência; Foucault;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-02-07;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12534;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Pedagogia;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics