Autor |
Medeiros, Meiriele de Sousa; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7072316065978304; |
Orientador |
Moreira, Paulo Roberto Staudt; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7416066730700319; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Para além da Lei nº 10.639/2003: da valorização ao reconhecimento da identidade cultural afrobrasileira na rede pública municipal de ensino de Caxias-MA, 2014-2019; |
Resumo |
Ao estudar a História e Cultura Africana e Afro-Brasileira como eixo temático no Ensino Fundamental, apresentam-se possibilidades de conhecimento das origens dos afro-brasileiros como atuantes de processos históricos e culturais específicos, oferecendo-lhes a justificativa de sua valorização, enquanto atuantes na formação da sociedade nacional. A presente pesquisa objetivou analisar as práticas educativas sobre a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, destacando como está sendo desenvolvido o ensino voltado para essa temática nas séries do Ensino Fundamental II da rede pública municipal de Caxias-MA, após a implementação da Lei nº 10.639/2003. A elaboração da pesquisa se deu, inicialmente, através da revisão bibliográfica de autores que discutem a temática, abrangendo a historiografia maranhense, a cultura negra no Maranhão e o contexto escolar da educação caxiense. Dentre os estudos que fundamentam as análises da pesquisa, destacam-se: Botelho (2018), Ferretti (2013), Freire (2000), Moreira (2013), Munanga (2006), Rüsen (2007), entre outros importantes autores. Realizou-se, ainda, pesquisa de campo, através da análise dos Relatórios Policiais de Caxias-MA (2014-2019) e entrevistas com professores da rede pública municipal de Caxias-MA. A tese que direcionou esta pesquisa é a de como os dados de crimes de racismo e injúria racial, constantes nos relatórios policiais do município de Caxias-MA dialogam com a proposta de um ensino para as relações raciais e de que forma percebe-se essa relação nos documentos institucionais. Ao avaliar as entrevistas, constatou-se que os professores possuem conhecimento da Lei nº 10.639/2003 e tentam desenvolver a temática por meio de atividades educativas e culturais, almejando contribuir com a divulgação das relações étnico-raciais, mesmo diante dos desafios encontrados, como uma abordagem que contemple as dimensões multiculturais. Pretende-se com este trabalho, apresentar novos procedimentos, condições de aprendizagem e objetivos que induzam a repensar as relações étnico-raciais, a fim de dar visibilidade às práticas de ensino e inspirar os educadores, fazendo com que busquem desenvolver atividades voltadas para a efetivação da cultura escolar cotidiana de reconhecimento de valores civilizatórios africanos, como possibilidade pedagógica na construção de conhecimentos. Nesta perspectiva, acredita-se que esta produção será uma colaboração para a edificação da educação geradora de cidadania, que não só atenda mas também respeite e observe com um novo olhar a cultura da população negra e o relacione com as práticas educativas e inclusivas existentes, buscando assim promover a igualdade racial. Debater sobre a referida temática resultará na aquisição de uma visão construtiva e inovadora da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira para reconhecimento da identidade dos afrodescendentes no País.; |
Abstract |
When studying African and Afro-Brazilian History and Culture as a thematic axis in
Elementary School, possibilities of knowledge of the origins of Afro-Brazilians as active in specific historical and cultural processes are presented, offering them the justification for their valorization, as active in the formation of national society. The present research aimed to analyze the educational practices on Afro-Brazilian and African History and Culture, highlighting how the teaching focused on this theme is being developed in the Elementary School II series of the municipal public network of Caxias-MA, after the implementation of the Law No. 10.639/2003. The elaboration of the research took place, initially, through the bibliographic review of authors who discuss the theme, covering the historiography of Maranhão, the black culture in Maranhão and the school context of education in Caxias. Among the studies that support the research analysis, the following stand out: Botelho (2018), Ferretti (2013), Freire (2000), Moreira (2013), Munanga (2006), Rüsen (2007), among other important authors. Field research was also carried out, through the analysis of the Police Reports of Caxias-MA (2014-2019) and interviews with teachers from the municipal public network of Caxias-MA. The thesis that guided this research is how the data on crimes of racism and racial slur, contained in the police reports of the municipality of Caxias-MA, dialogue with the proposal of a teaching for racial relations and how this relationship is perceived. in institutional documents. When evaluating the interviews, it was found that the teachers are aware of Law nº 10.639/2003 and try to develop the theme through educational and cultural activities, aiming to contribute to the dissemination of ethnicracial relations, even in the face of the challenges encountered, such as an approach that contemplates the multicultural dimensions. The aim of this work is to present new procedures, learning conditions and objectives that induce to rethink ethnic-racial relations, in order to give visibility to teaching practices and inspire educators, making them seek to develop activities aimed at the effectiveness of the everyday school culture of recognition of African civilizational values, as a pedagogical possibility in the construction of knowledge. In this perspective, it is believed that this production will be a collaboration for the construction of education that generates citizenship, which not only meets but also respects and observes with a new look the culture of the black population and relates it to existing educational and inclusive practices, seeking to promote racial equality. Debating this theme will result in the acquisition of a constructive and innovative vision of African and Afro-Brazilian History and Culture for the recognition of the identity of Afro-descendants in the country.; |
Palavras-chave |
História e cultura africana e afro-brasileira; Lei Nº 10.639/2003; Rede Pública Municipal de Caxias – MA; African and afro-brazilian history and culture; Law Nº 10.639/2003; Municipal Public Network of Caxias – MA; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::História; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2022-11-30; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12532; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em História; |